SóProvas


ID
213013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que diz respeito aos arquivos do tipo corrente, intermediário e permanente, julgue os itens de 139 a 143.

O arquivo permanente é uma extensão do arquivo intermediário, tendo este último a única função de evitar a transferência prematura de documentos do arquivo corrente para o arquivo permanente.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    O arquivo de terceira idade ou permanente não é uma extensão do arquivo intermediário, na realidade, ele representa o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor. Por sua vez, a função do arquivo intermediário é guardar temporariamente os documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los.

  • ERRADO !

    O arquivo permanente não é extensão do arquivo intermediário, pois, o aquele tem função HISTÓRICA, e este função ADMINISTRATIVA, por isso não se confunde.

     

    Deus nos Abençoe !

  • ERRADO

    O arquivo intermediário não se confunde com o arquivo permanente, pois no arquivo intermediário temos documentos que ainda conservam seu valor primário e no arquivo permanente temos documentos apenas com valor secundário.

    O arquivo intermediário (=segunda idade) é constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado, ou seja, para fins administrativos, legais e fiscais.

    Já o arquivo permanente (=terceira idade) é constituído de documentos que perderam todo o valor de natureza administrativa (=valor primário), que são conservados em razão de seu valor histórico ou documental (=valor secundário) e que permitem conhecer o passado e a evolução de uma organização.

  • O arquivo permanente é uma extensão do arquivo intermediário, tendo este último a única função de evitar a transferência (ooooooopá......olha o pega aqui !!!!! ....Não é transferência , mas sim recolhimento ) prematura de documentos do arquivo corrente para o arquivo permanente.

     

     

    LEMBRANDO :

     

    Corrente => Intermediário = Transferência;

    Intermediário=> Permanente = Recolhimento;

    Corrente=>Permanente = Recolhimento;

     

    Valeu !!!

  • nessa eu nao caio mais!!!! heheheheheh

  • Acredito que o único erro é o uso da palavra transferência.
  • ...a única função...
    Arquivos intermediários têm outras funções não a única função...
  • O arquivo permanente não é mera extensão do arquivo intermediário, afinal há uma seleção de quais documentos são eliminados e quais são enviados ao arquivo permanente; além disso, é possível que um arquivo vá diretamente do arquivo corrente ao permanente, então a função do arquivo intermediário não poderia ser evitar a transferência prematura do arquivo corrente.
    O arquivo intermediário tem como função o armazenamento de documentos que já não são mais frequentemente utilizados mas ainda possuem um valor administrativo.
  • não se faz transferencia para arquivo permanente e sim recolhimento.
  • O Arquivo Permanente além de não ser uma extensão do Arquivo Intermediário, devido o seu valor secundário (histórico), a questão ainda viaja quando diz de TRANSFERENCIA, quando na verdade seria RECOLHIMENTO.
  • ERRADO. Arquivo intermediário é destinado ao documento que ainda possui sua função primária, mas não é consultado com tanta frequência.
  • A principal função do arquivo intermediário é DIMINUIR O VOLUME DE DOCUMENTOS NO ARQUIVO CORRENTE.
    Vamos nessa!!
  • A função do arquivo intermediário é possibilitar o armazenamento de documentos que, embora usados com pouca frequência, devem ser mantidos, por questões legais, fiscais, técnicas ou administrativas.

    Fonte: Cespe Q71001

    Bons estudos :)
  • O arquivo permanente não é uma extensão do arquivo intermediário.

    A função do arquivo permanente é o recolhimento de arquivos com valor secundário (mediato, histórico), que já perdeu seu valor primário (administrativo, legal, fiscal). E esses arquivos podem ser recolhidos dos arquivos correntes ou intermediários.


  • Evita o recolhimento prematuro e nao transferencia como citado.
  • complementando o comentario dos colegas ...................... e tbm a '''''''economia ''''''''

  •                                                                       TABELA DAS TRÊS IDADES

     

                           ------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO

              ░▄▄▄▄▄░                                                       ░▄▄▄▄▄░                                                 ░▄▄▄▄▄░
              ░█▄▄▄█░                                                       ░█▄▄▄█░                                                 ░█▄▄▄█░
              ░█▄▄▄█░      TRANFERÊNCIA                  ░█▄▄▄█░     RECOLHIMENTO           ░█▄▄▄█░
              ░█████░                                                       ░█████░                                                 ░█████░
              ░█████░                                                       ░█████░                                                 ░█████░

                                                                                             

         X ELIMINAÇÃO                                                 X ELIMINAÇÃO

     

         VALOR PRIMÁRIO                                           VALOR PRIMÁRIO                                 VALOR SECUNDÁRIO

          1º FASE/IDADE                                                 2ª FASE/IDADE                                       3º FASE/IDADE

             CORRENTE                                                    INTERMEDIÁRIO                                        PERMANENTE

     

  • ''Única'', generalizou

  • ERRADO

     

    1º O arquivo permanente não é uma extensão do arquivo intermediário.

     

    2º A função do arquivo intermediário não é somente evitar o recolhimento prematuro de documentos. Também tem como função guardar documentos que em algum momento ainda podem ser solicitados.

     

    3º Quando os documentos vão para o arquivo permanente, é realizado o RECOLHIMENTO, e não a transferência como a questão afirma. 

  • O arquivo permanente é uma extensão do arquivo intermediário, tendo este último a única função de evitar a transferência (recolhimento) prematura de documentos do arquivo corrente para o arquivo permanente.

  • Direto ao ponto!

    erro = vermelho

    correto = azul

    O arquivo permanente é uma extensão do arquivo intermediário, tendo este último a única função de evitar a transferência (Recolhimento) prematura de documentos do arquivo corrente para o arquivo permanente.

    Adendo: Todo o conceito e modo como foi colocada a questão está corretíssima se fosse RECOLHIMENTO!

    Porém, leia atentamente SEMPRE para não cair no canto da sereia.

    GABARITO: ERRADO