SóProvas


ID
213175
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

A empresa Lâmbda S.A. realizou o teste de recuperabilidade de ativos e constatou a perda de valor em um ativo reavaliado, em montante inferior ao saldo da Reserva de Reavaliação. Essa empresa deve

Alternativas
Comentários
  • Quando testes de impairtment são realizados em bens reavaliados e a redução da recuperabilidade do valor desses bens é constatada, deve-se contabilizar a contra redução do custo do ativo da seguinte maneira:

    a) Como baixa da reserva de reavaliação, até o seu limite;
    b) Caso a reserva de reavaliação não seja suficiente para absorver a perda, deve-se registrar a parcela remanescente como despesa no resultado do período em que o impairment, ou seja, não recuperabitividade for detectado.

  • Resolução CFC n. 1.177/09:


    40.     Se o valor contábil do ativo diminuir em virtude de reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado. No entanto, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente ao patrimônio líquido contra a conta de reserva de reavaliação, até o seu limite.
  • A regra é o registro da perda no resultado como despesa. Entretanto, no caso de ativo reavaliado, a perda irá diminuir o saldo da reserva de reavaliação, até o seu limite. Então os lançamentos seriam os seguintes:

    Regra: Ativo não reavaliado

    D - Despesa (conta de resultado)

    C - Perda por valor recuperável (conta retificadora do ativo)

    Exceção: Ativo reavaliado (o que a questão cobrou)

    D - Reserva de reavaliação (conta do PL)

    C - Perda por valor recuperável (conta retificadora do ativo)

    Gabarito: E

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado.  

    Qualquer  desvalorização  de  ativo  reavaliado  deve  ser  tratada  como  diminuição  do  saldo  da reavaliação.  

    A questão nos informa que a empresa “constatou a perda de valor em um ativo reavaliado, em montante inferior ao saldo da Reserva de Reavaliação”.  

    Logo, como o montante da perda é inferior ao valor da reserva de reavaliação, a empresa deve registrar contra a conta de reavaliação no Patrimônio Líquido, até o montante do valor da perda. 

    =-=-=-=-=

    TOME NOTA (!)

    Quando o montante estimado da perda por desvalorização for maior do que o valor contábil do ativo  ao  qual  se  relaciona,  a  entidade  deve  reconhecer  um  passivo  se,  e  somente  se,  isso  for exigido por outro Pronunciamento Técnico.