SóProvas


ID
2131939
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação à normalização de banco de dados, analise as assertivas abaixo.
I. Ausência de dependências funcionais em que o determinante não seja uma chave candidata implicará que o banco de dados pertença a 2FN.
II. Ausência de dependências funcionais que não sejam irredutíveis implicará que o banco de dados pertença a 1FN.
III. Ausência de dependências de junção que não sejam implicadas por chaves candidatas implicará que o banco de dados pertença a 5FN.
É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A assertiva I se refere a uma propriedade da terceira, mas acredito que automaticamente também implique na segunda forma normal.

     

    No item II temos algo que se refere a quarta forma normal, mas nesse caso acredito que não tornaria a tabela automaticamente compatível com a primeira forma normal.

     

    A definição de cada forma normal implica a anterior, mas no caso, a própria redação da FNBC implica a terceira e a segunda, acredito que seja o mesmo caso na terceira. Porém a definição da segunda têm que explicitamente afirmar que a tabela já está na primeira forma normal. Acredio que a definição da quarta também precise remeter as anteriores.

     

    Pra mim o gabarito seria I e III.

     

    http://www.devmedia.com.br/artigo-sql-magazine-7-formas-normais-superiores/7474

    Normalização passo-a-passo

     

    1.      Faça um levantamento dos dados a serem armazenados. Procure organizá-los de forma a retirar todas as multivalorações, deixando cada linha com apenas um valor por coluna. Com isso obtemos tabelas na 1FN;

     

    2.      Para cada tabela na 1FN, elimine as dependências funcionais parciais (movendo para outra tabela os atributos que dependem de parte da chave primária). Este passo produzirá várias tabelas na 2FN;

     

    3.      Para cada tabela na 2FN, elimine as dependências funcionais transitivas (movendo para outra tabela os atributos que não dependem somente da chave primária). Este passo produzirá tabelas na 3FN;

     

    4.      Para cada tabela na 3FN que possua mais de uma chave candidata com sobreposição, elimine as dependências funcionais em que o determinante não seja uma chave candidata (movendo os atributos dependentes para outra tabela). Este passo produzirá tabelas na FNBC.

     

    As regras de 2 a 4 podem ser resumidas em uma única orientação: “Obtenha projeções das tabelas originais até eliminar todas as DFs em que o determinante não seja uma chave candidata”;

     

    5.      Para cada tabela na FNBC, verifique se existe mais de uma DMV (que não seja também DF) de um mesmo multideterminante e, se existir, se elas são independentes. Nesse caso, elimine-as, migrando essas colunas para outra tabela. Este passo produzirá tabelas na 4FN.;

     

    6.      Para cada tabela na 4FN, verifique e elimine quaisquer DJs que não sejam determinadas por chaves candidatas  – embora talvez devamos acrescentar: “se você conseguir encontrá-las”. Este passo produzirá uma coleção de tabelas em 5FN.

  • A I tá errada porque o fato de o bd não ter dependência funcional fora da chave não implica estar na segunda forma normal. O que vai garantir a 2FN é estar na primeira e não ter dependência parcial.