SóProvas


ID
2131993
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No desenvolvimento histórico do estado do Paraná desde o século XVI até os dias atuais são registros significativos:
I. A expansão cafeeira no século XX atraiu imigrantes de outros estados para o Paraná, além de europeus e japoneses.
II. No período do Império, o estado do Paraná tornou-se uma província independente, tendo sua economia impulsionada pelo cultivo da erva-mate.
III.Grandes companhias de colonização, como a Paraná Plantation, do Reino Unido, atuaram no estado derrubando matas e abrindo caminhos para lavouras e cidades.
É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I: De fato, a expansão cafeeira no século XX sobre a chamada “terra roxa”, reconhecida por sua alta fertilidade, atraiu imigrantes europeus e japoneses para o Paraná.

    II: Em 1853, a província do Paraná se torna independente da província de São Paulo. Esta nova província tinha, ao lado do gado, a exportação da erva-mate para a bacia do Prata como uma das principais atividades econômicas. III- A Paraná Plantation, fundada em 1924, atuava no norte e noroeste do Paraná, através do eixo da linha de trem Cia. Ferroviária São Paulo-Paraná, criava-se uma série de cidades loteadas, construídas no modelo inglês, vendendo terras à prazo para agricultoras que viriam a cultivar primeiramente o café.

    Fonte: estratégia concursos

    gab A

  • GAB A

    I. A expansão cafeeira no século XX atraiu imigrantes de outros estados para o Paraná, além de europeus e japoneses

    • Podemos citar os paulistas, que adentram na terra paranaense quando as de SP começaram a se tornar escassas e com baixa fertilidade

    II. No período do Império, o estado do Paraná tornou-se uma província independente, tendo sua economia impulsionada pelo cultivo da erva-mate

    • A erva-mate está atrelada à emancipação do paraná em 1853, pois ela criou uma classe média que auxiliou no processo.

     III. Grandes companhias de colonização, como a Paraná Plantation, do Reino Unido, atuaram no estado derrubando matas e abrindo caminhos para lavouras e cidades.

    • Companhia Melhoramentos Norte do Paraná – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)