SóProvas


ID
2133385
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento é uma abordagem e uma ferramenta que permite organizar a complexidade das relações na sociedade e nas organizações.
Enquanto o planejamento é um processo contínuo, o plano é a expressão de um processo de tomada antecipada de decisões e sua importância está em

Alternativas
Comentários
  • PLANEJAMENTO - 

    É o ato de arquitetar de forma consciente e ordenada uma série de ações, de forma a alcançar um determinado fim ou objetivo valioso para a pessoa. Em outras palavras, podemos afirmar que o planejamento é um processo que reúne um conjunto de tarefas que devem ser realizadas para alcançar metas e determinar propósitos a serem alcançados, estruturando a melhor forma para atingi-los. Assim, deve haver concentração de esforços e utilização de recursos mais eficientes nessa etapa. Planejar pode ser entendido como antecipar algo que ainda não aconteceu, de modo a tomar alguma decisão quando uma das previsões acontecerem. A ação se inicia a partir do momento em que é definido um objetivo, bem como as metas que devem ser batidas para que ele seja alcançado no prazo determinado.

    PLANO - 

    Não é necessário ter condutas detalhadas e precisas, ações arquitetadas e planejadas para realizar alguma das duas tarefas descritas acima, diferentemente do que ocorre com o conceito que aprendemos no item anterior. No entanto, um plano, dentro de um processo, pode ser entendido como um desdobramento do planejamento. Ele é mais prático e fugaz, além de conter ações de curto prazo que necessitam ser realizadas. Em outras palavras, podemos afirmar que os planos são ações pensadas dentro do ciclo do projeto e elaboradas com o objetivo de cumprir uma série de ações determinadas no planejamento, considerando os princípios e as ações que o norteiam.

    RELAÇÃO ENTRE PLANO E PLANEJAMENTO

    entendida a diferença entre os dois, é necessário verificar em qual momento esses conceitos, extremamente distintos, se encontram dentro de um projeto ou empreendimento. Primeiro, é preciso mencionar que um plano — que realmente dê resultados, da forma como mostramos no item anterior — não poderá existir sem um planejamento. Ambos os conceitos estão unidos. Um servirá como meio de execução do outro. 

    Podemos mencionar que ambas as noções se unem e formam um único item em várias situações, sendo o plano do projeto um produto final da fase de planejamento, que contém uma coletânea de ações perfeitamente integradas, de forma a garantir que os propósitos sejam concluídos.

    É importante que você entenda que, por estarem intimamente ligados, um plano não tem efeito nenhum se não for realizado anteriormente um planejamento, da mesma forma que esse último não servirá para nada se não existirem táticas detalhadamente arquitetadas para que o objetivo almejado seja alcançado.

  • Reduzir as incertezas e as surpresas; guiar a ação até chegar a decisão desejada e organizar os meios para atingir os objetivos...