SóProvas


ID
2134840
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o excerto que se segue.

Segundo o primeiro recenseamento oficial de Goiás, do ano de 1804, o número de escravos representava 37,74% da população total da Capitania, enquanto, em 1736, apesar de não se poder determinar a proporção exata da população, o número de escravos em Goiás não deveria ser inferior a 60 ou 70%.

PALACÍN, Luís; MORAES, Maria Augusta SanfAna. História de Goiás. 4. ed. Goiânia: Èd. da UCG, 1986. p. 30-34. (Adaptado).


A redução do número relativo de escravos em Goiás, ao longo do século XVIII, decorreu, entre outros fatores,

Alternativas
Comentários
  •  e) da diminuição ou estancamento na importação de escravos no final desse período, em razão da decadência da produção das minas e da insuficiência de créditos.

  • No século XVIII, ocorreu o apogeu e esgotamento das minas de ouro em Goiás. Nas minas de ouro era utilizado o trabalho escravo. Nesse período houve diminuição nas importações de escravos para o Brasil. 

  • A redução do número relativo de escravos em Goiás, ao longo do século XVIII, decorreu, entre outros fatores, da diminuição ou estancamento na importação de escravos no final desse período, em razão da decadência da produção das minas e da insuficiência de créditos.

  • 1725 - Início do ciclo do Ouro [rolou um processo de urbanização]
    1750 - Apogeu do ciclo do Ouro
    1770 - Decadência do ciclo do Ouro [processo de ruralização]

    Com a decadência, muitos dos 'garimpeiros' se evadiram do estado procurando o MT e MG, onde ainda havia ouro, por isto muitos dos escravos se foram, entre os que ficaram, alguns conseguiam alforria por não exister mais trabalho a estes, bem como por haver o início da pecuária (ainda de subexistência), onde era mais eficiente ao 'pecuarista' ter libertos trabalhando, por exemplo como cativos.

  • Após a decadência da mineração em Goiás, passaram a ter uma atividade agropecuária de SUBSISTÊNCIA. Estado ou particularidade daquilo que subsiste; estabilidade, permanência, sobrevivência.

    Se fosse de SUBEXISTÊNCIA, a história diria que as pessoas viviam abaixo de uma condição mínima considerada como uma condição ideal de existência.

  • Vamos relembrar as principais fases do ciclo do ouro em Goiás.

    O ouro foi DESCOBERTO em Goiás na década de 1720.

    O AUGE DA PRODUÇÃO AURÍFERA, e consequentemente do povoamento da região à época, foi na década de 1750.

    O ciclo do ouro foi relativamente curto, já que na década de 1770 houve DECADÊNCIA DA PRODUÇÃO AURÍFERA, com o consequente esvaziamento populacional da região.

    Ou seja, como este ciclo econômico se exauriu ainda no século XVIII, com o consequente esvaziamento populacional, houve a diminuição de negros escravos na região. A decadência da atividade também lhe custou uma diminuição do crédito então ofertado, obviamente, já que financiadores de toda espécie não costumam alocar recursos em atividades decadentes sem perspectiva de retomada econômica.

    Resposta: E