SóProvas


ID
2134852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere ao teste de software, julgue o item seguinte.

As novas versões de um software passam pelos testes realizados pela equipe de desenvolvimento de sistema, que valida o uso do software e o libera para utilização pelo usuário final.

Alternativas
Comentários
  • O teste é destinado a mostrar que um programa faz o que é proposto a fazer e para descobrir os defeitos do programa antes do uso. Quando se testa o software, o programa é executado usando dados fictícios. Os resultados do teste são verificados à procura de erros, anomalias ou informações sobre os atributos não funcionais do programa.

     

    O processo de teste tem dois objetivos distintos:

     

    1) Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende a seus requisitos.

    2) Descobrir situações em que o software se comporta de maneira incorreta, indesejável ou de forma diferente das especificações.

     

    O primeiro objetivo leva a testes de validação. Já o segundo, a testes de defeitos.

     

    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 8.

     

    Notem que os testes são feitos por uma equipe diferente de quem desenvolveu o sistema, conforme trecho: Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende a seus requisitos.

     

    Bons estudos!

  • Sou fã deste Silas!!! O "caba" é bom!

  • A validação é realizada pelo usuário final, ocorre em ambiente de produção e tem o objetivo de certificar se o software contruído está de acordo com as expectativas do cliente. Já a verificação ocorre em ambiente de desenvolvimento e envolve a certificação de que o software contruído esteja de acordo com as especificações de requisitos. 

    Ou seja, a questão está errada pelo fato de afirmar que a equipe de desenvolvimento de sistema valida o uso do software. O correto seria dizer que a equipe de desenvolvimento verifica o uso do software e o usuário final realiza a validação. 

     

  • só pensar o seguinte: se a equipe de desenvolvimento fosse responsável por liberar o software para o usuário final, nem precisaria ter testes, pois a APP não teria bug!

  • Os testes são realizados em ambiente de homologação e nunca em ambiente de produção, como o colega mencionou. O que ocorre de fato é que muitas empresas realizam updates do sistemas diretamente na produção, pra ganhar tempo ou "economizar esforço", mas isso foge do procedimento correto de testes.

  • Eu diria que uma pequena afirmação nessa questão já poderia responde-la:

    ...equipe de desenvolvimento de sistema, que valida o uso do software...

    Qualquer coisa que fosse colocada antes ou depois continuaria errada. Afinal a equipe de desenvolvimento não valida nada.

    Validação: depende do usuário, 

    Verificação: depende da especificação de requisitos