-
Correio eletrônico é um software. Logo será como um SaaS.
SaaS - Capacidade de prover aos usuários aplicações on-line que rodam na infraestrutura da nuvem.
Aplicações de interesse de uma grande quantidade de usuários passam a ser hospedadas na nuvem como uma alternativa ao processamento local. As aplicações são oferecidas como serviços por provedores e acessadas pelos clientes por aplicações como o browser. Todo o controle e gerenciamento da rede, sistemas operacionais, ser- vidores e armazenamento é feito pelo provedor de serviço. O Google Apps , Google Docs e o SalesForce.com são exemplos de SaaS.
Fonte: Virtuaização - Manoel Veras
-
Questão muito mal escrita. Até agora não consigo ler claramente o que diz. À primeira vista, pareceu-me que somente quem usa um correio corporativo na nuvem, utiliza SaaS.
-
Um serviço é caracterizado como um SaaS (Software as a Service) caso utilize um serviço de correio eletrônico corporativo
Quer dizer que se eu utilizar outro serviço via internet que não use o correio eletrônico corporativo não é SaaS.
Questão mal elaborada ou gabarito deveria ser Errado.
-
Gabarito Certo
Software como serviço, do inglês Software as a service (SaaS), é uma forma de distribuição e comercialização de software. No modelo SaaS o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço oferto.
A tecnologia utilizada não determina o modelo. O software utilizado pode ser inteiramente pela internet (utilizado via navegador) ou pode ter alguma instalação local (antivírus ou sistemas de backup). A característica principal é a não aquisição das licenças (mas sim pagar pelo uso como um serviço) e a responsabilidade do fornecedor a disponibilização do sistema em produção.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Eu acredito do fundo do meu coração que este gabarito está incorreto e a resposta deveria ser Errada. Seguindo o mesmo raciocínio do Ian isso sequer faz sentido. A questão generalizou como se SaaS se limitasse apenas e unicamente à correios eletrônicos.
-
Uma email corporativo não necessariamente é em cloud, logo não sria um SaaS. Por isso marquei a questão como ERRADA.
-
Galera, é só pensar um pouco :
"caso utilize um serviço de correio eletrônico corporativo, como o provido pelo Gmail para empresas."
o outlook é um software de correio eletrônico que pode ser corporativo e que o serviço de e-mail pode ser provido pela própria empresa ( exchange server). a questão diz que esse serviço pode ser provido pelo google. claro que sim pessoal. tem empresas que utilizam esses serviços sem serem providos pela própria empresa . ou seja: utlizam o serviço de e-mail client( outlook) e elém disso, o servidor de e-mail não fica hospedado na empresa ( sendo um IAAS).
Tem empresas que não usam nem o outlook(SAAS) local na máquina e nem a infra local (IAAS) (ex : servidor exchange, postfix..etc)
-
Essa questão está com toda certeza ERRADA. Limitou apenas a correio eletrônico.
-
Redação bem prejudicada mesmo...
-
Não há erro na interpretação. Não tem "somente, apenas" na questão para restringir. A questão apenas disse que caso utilize um serviço de correio eletrônico corporativo - exemplo do gmail - o serviço é caracterizado como SaaS.
Agora me respondam, é ou não é Saas? Certo. É caracterizado como SaaS. Erro por extrapolação de quem interpretou errado.
-
Caso utilize um serviço de correio eletrônico corporativo, um serviço é caracterizado como um SaaS.
Se inverter, a ideia de restrição é amenizada.
-
CERTO
Nesse modelo de nuvem, há a grande vantagem da escalabilidade e da praticidade. Afinal, todos os processos relativos aos custos da compra do software e do servidor — além da implementação — são eliminados, visto que o serviço está disponível a um clique de distância.
Falamos que qualquer um conhece o SaaS porque sites como o Facebook e o Twitter ou aplicativos como o Skype, OneDrive, Google Docs e o Office 365 funcionam dessa maneira.
-
No começo eu não entendi. No final, parecia que tava no começo...
-
O ponto da questão é que "caso" é uma conjunção condicional, equivale a "se". Confunde muito =/
-
Um serviço é caracterizado como um SaaS (Software as a Service) CASO utilize um serviço de correio eletrônico corporativo, como o Gmail.
Qual a dificuldade? se eu utilizar o gmail não estarei utilizando um SaaS?
Não há nada de errado.
-
Ele disse: posso caracterizar tal situação como SaaS??
Sim!
-
É... até que faz sentido. Olhem outra questão da CESPE:
"Computação em nuvem é um modelo em que processamento, armazenamento e software ficam em algum lugar na rede de computadores e a informação é acessada remotamente, via Internet. Emails como Hotmail e Gmail e o software de edição de textos GoogleDocs são exemplos de computação em nuvem".
CERTO
São aplicações que, de maneira ampla, podem armazenar arquivos na nuvem.
-
Como o serviço é o software como um todo, então é um SaaS.
O SaaS (software como serviço) é o método para fornecer aplicativos de software pela Internet, sob demanda e, normalmente, em uma base de assinaturas. Com o SaaS, os provedores de nuvem hospedam e gerenciam o aplicativo de software e a infraestrutura subjacente e fazem manutenções, como atualizações de software e aplicação de patch de segurança. Os usuários conectam o aplicativo pela Internet, normalmente com um navegador da Web em seu telefone, tablet ou PC. Ex.: Google Docs, Office 365.
Gabarito: Certo.