SóProvas


ID
2134915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a desenvolvimento e qualidade de software.

De acordo com CleanCode, argumentos em funções devem ser amplamente utilizados para melhorar a portabilidade do código e facilitar seu entendimento.

Alternativas
Comentários
  • Clean Code

    Pequenas: As funções devem ser pequenas. Antigamente um parâmetro para aferir o tamanho de sua função era se ela coubesse nos televisores da época, que não suportavam tantas linhas assim. Hoje com os monitores Full HD talvez esse não seja um bom parâmetro a ser avaliado. Robert encerra esse tópico contado da visita que fez a Kent Beck em sua casa, onde programaram um pouco juntos e Kent acabou mostrando um programa que ele fez em Java/Swing ao mostrar o código, Robert conta que se surpreendeu com o tamanho das funções, eram de 2 a 4 linhas. 

    Faça apenas uma coisa: As vezes a tendência ao se criar uma função é a de que ela seja a mais genérica possível, que possa ser reutilizada em muitos lugares e que possa fazer muitas coisas (função coringa). Pensando apenas nesse lado essa seria uma função desejável, mas temos que lembrar de que nosso código passará por testes e aí o ideal é fazer apenas uma coisa por função para que tanto a legibilidade quanto os testes no código possam ser preservados.

    Regra Decrescente: Facilitar a vida dos futuros leitores dos nossos códigos. Por isso a necessidade de que o código seja escrito de cima pra baixo, exatamente numa sequência lógica para que o leitor não tenha que ficar recorrendo a documentações relacionadas ao código. Como já diziam os evangelistas do agile: "A verdade está no código".

    Use nomes descritíveis: Talvez esse seja o ponto mais polêmico deste capítulo. Robert ao comentar sobre esta característica ele faz alusão apenas ao grau de descrição de uma função. Porém alguns dos nomes que Robert cita são bem longos. Apesar de que ele não fale nada sobre o tamanho do nome de uma função. Logo mais nas questões teremos uma presente que a CESPE trouxe na prova do STJ de 2015. Para darmos fim a esta característica tem uma frase do Robert que resume bem esse dilema que é: "É difícil superestimar o valor de bons nomes". 

    Extraia os blocos de exceções: Robert recomenda que os blocos try/catch estejam dentro de funções suas próprias funções. Até mesmo para que preservar a principal característica de uma função: que seja pequena. 

    Parâmetro de funções: A quantidade ideal de parâmetros numa função é zero. A justificativa é simples, elas requerem bastante conceito. Outra justificativa é em relação aos testes. Seria muito honeroso escrever todos os casos de testes certificando de que todas as combinações de parâmetros funcionem adequadamente.

  • Parâmetro de funções: A quantidade ideal de parâmetros numa função é zero. A justificativa é simples, elas requerem bastante conceito. Outra justificativa é em relação aos testes. Seria muito honeroso escrever todos os casos de testes certificando de que todas as combinações de parâmetros funcionem adequadamente.

  • Cespe ama o clean code!! tem que dar uma lida nele

     

    http://www.inf.fu-berlin.de/inst/ag-se/teaching/K-CCD-2014/Clean-Code-summary.pdf

  • Manutenibilidade => Facilidade de dar manutenção em geral no software.

    A pergunta troca a característica de qualidade de ser fácil de fazer manutenção versus ser fácil de levar para outras plataformas etc.

  • De acordo com o novo MRPR, se for para outros militares, usa-se "Ao Senhor".

  • De acordo com o novo MRPR, se for para outros militares, usa-se "Ao Senhor".