SóProvas


ID
2134939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de computadores, datacenter e sistemas Linux, julgue o próximo item.

Um balanceador de carga que visa distribuir as solicitações aos hospedeiros quando toma decisões com base no número da porta de destino é denominado comutador da camada 4.

Alternativas
Comentários
  • acho que o nome correto seria comutador de camada 4-7. como fala em https://en.wikipedia.org/wiki/Multilayer_switch#Layer_4.E2.80.937_switch.2C_web_switch.2C_or_content_switch

  • Como Portas são conceitos da camada de aplicação, a resposta poderia facilmente ser relacionada à camada 4 da pilha TCP/IP (ou da camada 7 do modelo ISO/OSI). Cabe ao candidato interpretar o que a banca quer (nesse caso, está claro que a banca se refere à pilha TCP/IP).

  • Portas (UDP e TCP) são da camada de Transporte.

  • Balanceamento de carga na camada 4


    Balanceamento de carga na camada 4 é distribuir os pedidos para os servidores no nível ou camada de transporte, ou seja, nos protocolos como o TCP e o UDP. Um router típico limita-se a enviar os pacotes recebidos para o endereço IP apropriado na sua rede, mas um router de camada 4 está na camada de transporte e toma decisões sobre para onde enviar os pacotes distribuindo ligações de rede de clientes que conhecem um único endereço IP para um serviço, a um conjunto de servidores que realmente executam o trabalho.

    Um router de camada 4, mais corretamente um NAT com conhecimento das portas e da transação, usa uns artifícios e envia pacotes de entrada para uma ou mais máquinas que estão escondidos atrás de um único endereço IP. Uma vez que a ligação deve ser estabelecida entre o cliente e o servidor antes de ser enviado o conteúdo pedido, o balanceador de carga normalmente seleciona um servidor sem olhar ao conteúdo do pedido. Este é também um método de redundância, por isso, se uma máquina não está a funcionar, o router não lhe irá enviar tráfego.

  • Tem alguns comentários equivocados.

     

    Um comutador de nível 4, que opera na camada de transporte do modelo OSI, inspeciona o endereço de origem e destino das mensagens e cria uma tabela que lhe permite saber qual máquina está conectada a qual porta do switch (em geral este processo é feito por autoaprendizagem, mas o administrador do switch pode fazer ajustes complementares). 

     

    Os comutadores mais avançados, chamados comutadores de nível 7 (correspondente à camada de aplicação do modelo OSI) podem redirecionar os dados com base nos dados de aplicação evoluídos contidos nos pacotes de dados, como os cookies no protocolo HTTP, o tipo de arquivo que está sendo enviado para o protocolo FTP etc. Por esta razão, um comutador de nível 7 pode, por exemplo, permitir o balanceamento da carga ao encaminhar o fluxos de dados que entram na empresa até os servidores mais adequados, os que possuem menos carga ou os que respondem com mais rapidez.

     

     

  • PORTA + IP = ENDEREÇO SOCKET.