SóProvas


ID
2134996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de banco de dados, julgue o próximo item.

O processo de normalização provê tanto a análise de desempenho quanto a otimização de consultas nos bancos de dados relacionais, haja vista ser composto de estágios sucessivos — formas normais — a partir de um conjunto de regras distintas de dependência de dados; logo, quanto mais normalizado estiver um banco de dados, melhor será seu desempenho na recuperação de dados.

Alternativas
Comentários
  • É exatamente ao contrário: quanto mais normalizado, menos performance ele terá.

  • O processo de normalização serve para evitar anomalias de atualização de dados, não análise de desempenho ou otimização de consultas.

  • Quanto mais normalizado for o banco de dados, mais junções entre tabelas existirão. Como consequência, o custo de execução das consultas terá como resultado um processamento mais "pesado".

  • essa já é manjada

    2016

    A redundância em banco de dados deve ser reduzida, mas não totalmente eliminada.

    certa

    2013

    A forma normal de uma relação refere-se à condição da mais alta forma normal alcançada e, consequentemente, indica o grau no qual foi normalizada. As formas normais, quando consideradas isoladamente de outros fatores, garantem um bom projeto de banco de dados.

    errada

     

  • Normalização != Desempenho. 

  • Pelo contrário, quanto mais normatizado pior o desempenho tendo em vista a quantidade de junções(joins) que devem ser realizadas nas consultas. :D

  • O processo de normalização não provê análise de desempenho. Esse processo tenta evitar anomalias, facilitar a manutenção, maximizar a performace e manter a integridade do BD

  • Há várias confusões nessa alternativa. O cerne do erro está em dizer que a normalização melhora o desempenho do sistema na extração de dados através de consultas. É exatamente o contrário, pois a normalização, embora contribua para o aumento da integridade e a diminuição de redundâncias, acaba tornando o modelo mais complexos, com mais tabelas, o que requer mais junções na hora de se realizar consultas, com a consequente degradação da performance.

    Gabarito: E

  • Nenhuma normalização é essencial... a depender do estado atual em que se encontra o BD.

    Mesmo assim, as fórmulas normais 1, 2 e 3 são importantes... já a 4 e a 5 podem ocasionar morosidade na recuperação de informações...

    .

    >> Um BD desnormalizado é moroso a sua consulta...

    >> Um BD normalizado dentro do necessário para a organização << é o ideal.

    >> Um BD excessivamente normalizado também é moroso a sua consulta.

    .

    Atenção para o conceito de desnormalização ou Tunning...

    Atenção quando for realizar desnormalização e estiver na 5FN, vai ocasionar perda de tabelas.

  • O processo de normalização serve para evitar anomalias de atualização de dados, não análise de desempenho ou otimização de consultas. Assim, quanto mais normalizado for o banco de dados, mais junções entre tabelas existirão e como consequência, menos performance ele terá. 

    Resumo dos melhores comentários.

  • Análise de desempenho? Não. Otimização de consultas? Sim, pois elimina redundâncias. O pior: DEPENDÊNCIA DE DADOS. NÃO!!!

  • Ota:

    Cespe 2014 - Para garantir o bom desempenho de um sistema de banco de dados relacional, é vital que seja feita, durante o projeto ou no momento em que problemas de desempenho são detectados, a normalização das relações implementadas. ERRADO.

  • Desnormalização - Consultas mais rápidas - Esquema Estrela (MOdelos multidimensionais)

  • Errado.

    A normalização, no geral, não visa melhorar desempenho. Por exemplo, pode ser perdida a velocidade na consultas(leitura).