SóProvas


ID
2135326
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere que as empresas A, B e C apresentam equipamentos em seus balanços patrimoniais e que as destinações dos mesmos para cada uma delas são as seguintes:
− Na Empresa A os equipamentos se destinam para venda e o prazo médio usual de venda é até 9 meses.
− Na Empresa B os equipamentos se destinam para uso na própria atividade.
− Na Empresa C os equipamentos também se destinam para venda e o prazo médio usual de venda é de, aproximadamente, 18 meses.
Na divulgação dos seus Balanços Patrimoniais, as empresas A, B e C devem evidenciar os equipamentos nos seguintes grupos do ativo, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O art. 179 da Lei das S/A estabelece:

    Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    Esta questão diz que o prazo médio de venda do equipamento (ou seja, da rotação do estoque) é de 18 meses. A Rotação de Estoque compõe o Ciclo Operacional da Empresa (no caso, não é uma venda eventual ou de imobilizado; vender equipamentos é a operação comum da empresa).

    Como o ciclo operacional da empresa é de 18 meses, o estoque a ser vendido em 18 meses é registrado no Circulante.

     

    Abaixo, um pouquinho mais sobre Ciclo Operacional: conforme Jonatan de Sousa Zanluca:

    Ciclo Operacional

    Compreende o período entre a data da compra até o recebimento de cliente. Caso a empresa trabalhe somente com vendas á vista, o ciclo operacional equivale ao ciclo econômico. O ciclo econômico é o tempo em que a mercadoria permanece em estoque. Vai desde a aquisição dos produtos até o ato da venda.

     

    FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ciclos.htm

     

  • Não há indicação no comando da questão que o ciclo operacional da empresa C seria de 18 anos, questão mal formulada!

  • Venda --> circulante

    Uso --> imobilizado

    venda --> circulante (em que pese ser 18 meses. Por dedução, denota-se que o ciclo operacional da empresa tem esse período).

  • CPC 26. 66. O ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:

     

    (a) espera-se que seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade;

     

    (b) está mantido essencialmente com o propósito de ser negociado;

     

    (c) espera-se que seja realizado até doze meses após a data do balanço; ou

     

    (d) é caixa ou equivalente de caixa (conforme definido no Pronunciamento Técnico CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa), a menos que sua troca ou uso para liquidação de passivo se encontre vedada durante pelo menos doze meses após a data do balanço.

     

    Todos os demais ativos devem ser classificados como não circulantes.

  • Na Empresa A os equipamentos se destinam para venda. Trata-se, portanto, de estoques. Como o prazo médio usual de venda é de 9 meses, sua classificação será no Ativo Circulante.

    Na Empresa B os equipamentos se destinam para uso na própria atividade e a entidade deverá classifica-los no imobilizado.

    Na Empresa C os equipamentos se destinam para venda. Trata-se, portanto, de estoques. Segundo o Parágrafo Único do art. 179 da Lei n° 6.404/76, na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo. Desta forma, considerando que o ciclo operacional seja de 18 meses, tal equipamento deve ser classificado no Ativo Circulante.

    Com isso, correta a alternativa B.

  • Complicado ne, 18 meses, se levar em conta a data da divulgação vira não circulante, se levar em conta o começo do exercício e circulante