SóProvas


ID
213538
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os maiores e mais representativos conjuntos de obras raras em instituições públicas de São Paulo são os

Alternativas
Comentários
  • Alternativa letra "C"

    Segundo o Winkipédia:

    O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), é uma unidade especializada de pesquisa da Universidade de São Paulo, fundado em 1962. O Instituto tem um acervo expressivo de livros (inclusive raros), manuscritos, documentos e obras de arte, provenientes de doações e compras. A Biblioteca do IEB é uma das mais ricas em assuntos brasileiros, com 180 mil volumes, entre livros, separatas, teses, periódicos e partituras. Cabe destacar também o Arquivo, que possui 450 mil documentos e Coleção de Artes Visuais, com 8 mil peças.

    A Biblioteca Mário de Andrade (BMA). é a principal biblioteca pública da cidade de São Paulo, Fundada em 1925 e consolidou-se ao longo de sua história como uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Detentora do segundo maior acervo documental e bibliográfico do país – atrás somente da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro –, a BMA é por excelência o órgão depositário de todos registros histórico-culturais da cidade de São Paulo. Seu acervo conta com aproximadamente 3,3 milhões de títulos.

  • Esta é uma questão que exige mais conhecimento da prática arquivística local, muito embora seja parte do conhecimento da história da Arquivologia no país. Mas nada que uma rápida pesquisa não indique a resposta correta.

    Os conjuntos de obras raras em instituições públicas em São Paulo são o Instituto de Estudos Brasileiros, da USP, mantida pelo estado de São Paulo, e da Biblioteca Mário de Andrade, mantida pelo município de São Paulo e segunda maior do país.

    Gabarito: Letra "C".