SóProvas


ID
2135443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação a controle interno, julgue o item que se segue.

A época em que devem ser realizados os procedimentos de auditoria é determinada a partir da avaliação do sistema de controle interno da empresa auditada.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: "Certo".


    Apesar de não concordar com o gabarito, pois afirmar que "a época em que devem ser realizados os procedimentos de auditoria é determinada a partir da avaliação do sistema de controle interno.." parece-me um pouco forçado.

     

     

    NBC TA 315 – IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE DISTORÇÃO RELEVANTE POR MEIO DO ENTENDIMENTO DA ENTIDADE
    E DO SEU AMBIENTE

     

    A42. O entendimento do controle interno auxilia o auditor na identificação de tipos de distorções potenciais e fatores que afetem os riscos de distorção relevante, e no planejamento da natureza, época e extensão de procedimentos adicionais de auditoria.

     

    NBC TA 300 – PLANEJAMENTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

     

    A2. Planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e iterativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual. Entretanto, o planejamento inclui a consideração da época de certas atividades e procedimentos de auditoria que devem ser concluídos antes da realização de procedimentos adicionais de auditoria. Por exemplo, o planejamento inclui a necessidade de considerar, antes da identificação e avaliação pelo auditor dos riscos de distorções relevantes, aspectos como:


    (a) os procedimentos analíticos a serem aplicados como procedimentos de avaliação de risco;


    (b) obtenção de entendimento global da estrutura jurídica e o ambiente regulatório aplicável à entidade e como a entidade cumpre com os requerimentos dessa estrutura;


    (c) a determinação da materialidade;


    (d) o envolvimento de especialistas;


    (e) a aplicação de outros procedimentos de avaliação de risco.

     

    Lendo essas normas entendo que a avaliação dos controles internos deve sim ser levada em consideração para a determinação da época de alguns procedimentos de auditorias, mas não todos. Tampouco, ela determina por si só a época de realização dos procedimentos.

    Fiquei com uma leitura dúbia do enunciado.

     

    Se alguém puder me ajudar.

     

    Bons estudos.

  • Também tenho críticas à assertiva. Época está relacionada à quanto serão feitos os estes; já a avaliação do SCI irá influenciar na quantidade de testes (extensão dos testes), 

  • A resposta está clara para mim no item A42 da NBC TA 315

  • Concordo. Está claro, vamos desconsiderar o que está entre os parentenses abaixo:

     

    A42. O entendimento do controle interno auxilia o auditor (na identificação de tipos de distorções potenciais e fatores que afetem os riscos de distorção relevante, e..) no planejamento da natureza, época e extensão de procedimentos adicionais de auditoria.

     

    Perfeito.

     

  • Se fosse prova de português, estava errada por extrapolação kkkkkk

  • O controle interno auxilia, queria ver alguém ter coragem de marcar c ou e na prova

  • Ser determinada é diferente de ser auxiliada...

  • Completamente errado o gabarito.

  • Época do Trabalho de Auditoria --> definido na Estratégia Global (se Aud. Indep.)

    Época dos Procedimentos de Auditoria --> Definido no Plano de Auditoria que, por sua vez, contém os Procedimentos de Avaliacão de Riscos e Adicionais. Nestes é que o entendimento do Controle Interno auxilia a determinar a natureza/época/extensao.