-
Os testes de Subavaliaçãp são comumente indicados para itens que compõem as contas do PASSIVO E RECEITAS; e os testes de superavaliação costumam ser recomendados às contas DO ATIVO E DESPESAS.
-
Em qual norma de auditoria encontro a resposta?
-
Princípio da prudência
-
*Aquestão refere-se a direção dos testes a ser adotada pelo auditor:
O saldo de uma conta do balanço patrimonial ou da demonstração de resultado do exercício pode estar errado para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado).
Devido a esse risco, toda as contas da contabilidade devem ser testadas para superavaliação e para subavaliação.
A experiência tem demonstrado que é mais prático dirigir os testes principais de superavaliação para as contas devedoras (normalmente as contas do ativo e despesas) e os de subavaliação para as contas credoras. Devido ao fato das transações na contabilidade serem registradas pelo sistema de partidas dobradas, quando se testam as contas devedoras para superavaliação, as contas credoras também estão sendo testadas indiretamente nessa direção.
FONTE: www.ceap.br/material/MAT05092006165422.doc
-
Mammy, não achei em nenhuma norma a respeito da resposta, mas isso não a impede, como nosso colega citou, é o princípio da prudência. Nessa questão com foco em multidisciplinaridade (tendência das bancas) é simples de se resolver por esse princípio.
-
Segue trecho do livro "Auditoria" de Davi Barreto e Fernando Graeff: "A experiência tem demonstrado que é mais prático dirigir os testes principais de SUPERAVALIAÇÃO para as contas devedoras (normalmente, as contas do ativo e despesas) e os de SUBAVALIAÇÃO para as contas credoras (geralmente, contas do passivo e receitas)."
-
Subavaliação - contas do passivo e receitas (contas credoras)
Superavaliação - contas do ativo e despesas (contas devedoras)
-
Inverteu
-
Gabarito: Errado
O saldo de uma conta de BP ou de DRE pode estar errado para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Devido tal risco as contas devem ser testadas para superavaliação e para subavaliação.
Testes: Superavaliação (Contas devedoras - ativo / despesas) - Subavaliação (Contas credoras - passivo / receitas)
-
Resolução:
Ativos e receitas são mais testados para superavaliação. Passivos e despesas para subavaliação. A lógica é a seguinte: uma entidade para aparecer “melhor na foto” tende a aumentar lucros e ativos e diminuir despesas e passivos. Assim, se torna mais “valiosa”, seus administradores ganham prestígio e, eventualmente, até recebem remuneração ou bônus pelo desempenho. O lucro é o principal indicador de tamanho de uma empresa.
Resposta: Errado
-
A questão inverteu os conceitos. Aprendemos que deve-se dirigir os testes principais de superavaliação para as contas devedoras (normalmente as contas do ativo e despesas) e os de subavaliação para as contas credoras (passivo e receitas).
Gabarito: ERRADO.
-
Subavaliação - contas do passivo e receitas (contas credoras)
Superavaliação - contas do ativo e despesas (contas devedoras)