-
Errado - NBCT 11
11.2.9.2 – Ao usar métodos de amostragem estatística ou não estatística, o auditor deve projetar e selecionar uma amostra de auditoria, aplicar a essa amostra procedimentos de auditoria e avaliar os resultados da amostra, de forma a proporcionar evidência de auditoria suficiente e apropriada.
11.2.9.5 – Na seleção de amostra devem ser considerados:
a) seleção aleatória;
b) seleção sistemática, observando um intervalo constante entre as transações realizadas; e
c) seleção casual, a critério do auditor, baseada em sua experiência profissional.
-
Complementando o comentário do Nícolas:
Resposta: "Errado"
NBC TA 530 – AMOSTRAGEM EM AUDITORIA
A4. A amostragem de auditoria permite que o auditor obtenha e avalie a evidência de auditoria em relação a algumas características dos itens selecionados de modo a concluir, ou ajudar a concluir sobre a população da qual a amostra é retirada. A amostragem em auditoria pode ser aplicada usando tanto a abordagem de amostragem não estatística como a estatística.
Apêndice 4
Métodos de seleção da amostra
Existem muitos métodos para selecionar amostras. Os principais são os seguintes:
(a) Seleção aleatória;
(b) Seleção sistemática;
(c) Amostragem de unidade monetária;
(d) Seleção ao acaso;
(e) Seleção de bloco.
Bons estudos.
-
Vimos que a amostragem de auditoria permite que o auditor obtenha e avalie a evidência de auditoria em relação a algumas características dos itens selecionados de modo a concluir, ou ajudar a concluir sobre a população da qual a amostra é retirada. A amostragem em auditoria pode ser aplicada usando tanto a abordagem de amostragem não estatística como a estatística.
Gabarito: ERRADO.
-
O auditor deve decidir, com base em julgamento profissional, o método de amostragem, seja estatístico ou não-estatístico. Decide inclusive sobre se utiliza ou não a amostragem.
Resposta: Errado