SóProvas


ID
2135497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação a programas de auditoria em contas do balanço patrimonial e em contas da demonstração do resultado, julgue o item seguinte.

Procedimentos de auditoria para contas correlatas, como vendas e contas a receber e compras e fornecedores a pagar, são indicados em auditorias destinadas a contas de resultado.

Alternativas
Comentários
  • Como assim? Há auditoria específica? Na auditoria de demonstrações são avaliadas as referidas contas, forçou a barra!

     

  • tambem nao entendi, para mim estava errado !

  • Indiquei para comentário. Não entendi!

  • Não entendi...Se alguém souber, por favor me explica, vejam: olhando pelo lado da contabilidade em si, vou elencar em pontos para melhor entender minha dúvida

    Procedimentos de auditoria para contas correlatas,

    como vendas e contas a receber e compras e fornecedores a pagar: Vendas (receita), contas a rec (direito-Ativo) Compras (imaginei que fosse estoque, digo que é ativo) , fornecedores a pagar (obrigações- passivo)

    são indicados em auditorias destinadas a contas de resultado

    Minha dúvida: as contas podem ser correlatas num pensamento forçado, mas nem todas são de resultado. Alguém entendeu?

  • Vamos indicar para comentário! Estas contas são patrimoniais, certamente há contas correlatas na DRE; mas a questão está mal redigida; credo nem parece CESPE.

  • Colocando na forma direta fica mais fácil de entender. "São indicados em auditorias destinadas a contas de resultado procedimentos para contas correlatas, como vendas e contas a receber e compras e fornecedores a pagar". 

    Segundo Attie (2010), os procedimentos de auditoria aplicados pelo auditor na área de resultado dividem-se basicamente em três tópicos, a saber: 
    - Exame de contas correlatas no Balanço Patrimonial;

    - Estudo e avaliação do controle interno e teste de procedimentos; e

    - Estudo, análise e exame de contas de resultado.

    O exame das contas correlatas do balano patrimonial nada mais é do que o relacionamento harmônico do sistema contábil de partidas dobradas, cujo efeito se revela tanto no balanço quanto no resultado.

  • "Os procedimentos de auditoria para as contas correlatas patrimoniais provém do relacionamento harmônico do sistema de partidas dobradas, cujo efeito se evidencia tanto no balanço patrimonial quanto na demonstraçaõ do resultado do exercício. (...) O auditor, na fase de planejamento da auditoria, deve, por questão de eficiência e economicidade, elaborar programas de auditoria com o foco nas contas patrimoniais e, também, nas contas de resultado que se interagem com elas. Portanto, no momento em que o auditor executa procedimentos de auditoria nas contas patrimoniais, deverá, também, examinar as contas de resultado."

     

    Achei essa informação em uma publicação da Revista de mestrado em Ciências Contábeis da UERJ = não consta na NBC TA e nem no Manual de Auditoria do TCU..

  • O procedimento ser indicado pra auditoria de contas de resultado não quer dizer que não possa ser indicado pra contas patrimoniais. O enunciado não faz essa limitação. Pra mim faz sentido bater vendas com contas a receber, e compras com fornecedores a pagar. Assim vemos se o volume de vendas e compras (que vai afetar o CMV) é condizente com as movimentações correlatas do balanço patrimonial. Vendas e compras afetam diretamente a DRE.. então parece um procedimento indicado quando formos auditar as contas de resultado, não?
  • 1.3 Auditoria das contas de resultado

    A auditoria das contas de resultado tem como objetivos:

    a) determinar se todas as receitas, custos e despesas atribuídos ao período estão devidamente comprovados e contabilizados;

    b) determinar se todas as receitas, custos e despesas não atribuídos ao período ou que beneficiem exercícios futuros estão corretamente diferidos.

    c) determinar se os custos e despesas estão corretamente contrapostos as receitas devidas,

    d) determinar se as receitas, custos e despesas estão contabilizadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes;

    e) determinar se as receitas, custos e despesas estão corretamente classificadas nas demonstrações financeiras, e se as divulgações cabíveis foram expostas por notas explicativas.

     

    Alguns exemplos de procedimentos de auditoria relacionados: exame das contas correlatas ao balanço patrimonial, estudo e avaliação dos controles internos e testes de procedimentos, estudo, análise e exame das contas de resultado.

    fonte: www.tecconcursos.com.br/blog/revisao-de-auditoria-para-sefaz-sc-fcc-2018/

  • "Vendas e contas a receber" tudo bem, mas "compras e fornecedores a pagar" até onde eu sei afetam apenas contas do BP, estoque e fornecedores...

  • auditoria em contas do balanço patrimonial tem como objetivo realizar uma detalhada análise nos saldos contábeis, com a finalidade de encontrar contas contábeis que não foram totalmente conciliadas.

    auditoria em contas da demonstração do resultado tem como objetivo determinar se todas as receitas, custos e despesas atribuídos ao período estão devidamente comprovados e contabilizados.

    Cabe destacar que os procedimentos de auditoria para contas correlatas, como por exemplo, a utilização do método das partidas dobradas, são indicados em auditorias destinadas a contas de resultado.

    O método auxilia no atingimento do objetivo da auditoria em contas da demonstração do resultado, visto que determina que para cada lançamento a débito em uma conta deve haver um lançamento corresponde a crédito em outra conta. Ou seja, para que um fato contábil seja registrado, é necessário registrá-lo duas vezes: débito em uma conta e crédito em outra.


    Gabarito do Professor: CERTO.