PPR – Polipropileno Copolímero Random
Principal indicação: Instalação hidráulica de água quente. Possui a temperatura de trabalho de 70°C, suportando até picos de 95°C.
Como se utiliza: Eles são tubos e conexões unidos por termofusão a 260°C. Dessa forma, esses elementos formam uma única tubulação, minimizando o risco de vazamentos na instalação. Para realizar a instalação, usa-se um termofusor. Esse equipamento esquentará a ponta dos tubos e a parte interna das conexões, para a fusão entre as mesmas.
Vantagem: Dispensa o uso de isolante térmico, como ocorre com o uso da tubulação de cobre, além do baixo risco de vazamentos.
PEX – Polietileno Reticulado Monocamada
Principal indicação: Instalação de água fria e, principalmente, água quente (70°C com picos de até 95°C), em locais que possuam paredes de Drywall, com diversos cômodos semelhantes.
Como se utiliza: Trata-se de um sistema de tubulação tipo mangueira, que é ligado a um módulo distribuidor, conectando tal tubulação aos tubos convencionais. As conexões usadas para esse tipo de tubulação são as metálicas (latão), tipo deslizantes.
Vantagem: Tal tubulação permite a confecção de curvas, diminuindo a necessidade de conexões na instalação.
CPVC – Policloreto de Vinila Clorado
Principal indicação: Por sua alta resistência à corrosão e mecânica, é um material indicado para a instalação de água quente, para temperaturas que cheguem até 70°C.
Como se utiliza: Sua instalação é executada com juntas soldáveis, utilizando adesivo. Entretanto, não se deve lixar os pontos de conexão.
Vantagem: Pela simplicidade de sua instalação, não se faz necessário mão de obra especializada, nem ferramentas especiais.
http://engenheirocaicara.com/pvc-ppr-pex-cpvc-o-que-sao-todas-essas-siglas/