SóProvas


ID
2137519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a contas contábeis, planos de contas, registro de transações no sistema contábil e demonstrativos contábeis.

As contas retificadoras acompanham as respectivas contas principais no balanço patrimonial, sendo lançadas sempre com sinal oposto ao do lançamento das contas que retificam.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Marquei certo porque já resolvi questões anteriores com o mesmo objeto de questionamento, mas falar que serão " sempre com sinal oposto ao do lançamento das contas que retificam" não julgo apropriado, já que elas podem ser revertidas e, nesse caso terão a mesma natureza da conta que a retificam.

    De qualquer forma, as contas retificadoras tem natureza contrária das contas que ela retifica: Ativo (credor), Passivo e PL (Devedor)

    bons estudos

  • O Renatão é o cara, mas não acho que a possibilidade de reversão muda a natureza "oposta" das contas. Alteraria caso a reversão mudasse a natureza da conta, coisa que não acontece.
    Já quanto a falar de "sinal" da conta... não me recordo de já ter lido algo sobre.

  • Renato, entendo que quando ela diz "sinal oposto" quer dizer, "natureza da conta", ou seja, se ela retifica conta credora, será devedora e vice-versa (seria algo do tipo "sentido original da existência da conta"). Se for pelo seu entendimento, as contas "normais" devedoras e credoras quando tivessem lançamento contrário a sua natureza também teriam a própria natureza alterada.

     

    Bom, é o que eu entendo.

     

    Bons estudos.

  • Gabarito: Certo

     

    As contas retificadoras possuem natureza contrária ao grupo no qual estão inseridas. 
     
    Uma conta retificadora do Ativo, não possui a natureza desse grupo, isto é, devedora; possui natureza credora. Logo, ela ao invés de aumentar o saldo do grupo, irá diminuí-lo. 
     
    De maneira similar, uma conta retificadora do Passivo ou Patrimônio, não possui natureza credora; possui natureza devedora. 
     
    As contas retificadoras servem para ajustar o saldo de uma conta "principal". Um exemplo da explicação desse conceito exemplo da aplição desse conceito é o cálculo da Deprecição de Ativos Imobilizados. 

     

    Fonte: Profº Gabriel Rabelo - Estratégia Concursos.

  • Uma conta retificadora do Ativo, não possui a natureza desse grupo, isto é, devedora; possui natureza credora. Logo, ela ao invés de aumentar o saldo do grupo, irá diminuí-lo. De maneira similar, uma conta retificadora do Passivo ou Patrimônio, não possui natureza credora; possui natureza devedora. As contas retificadoras servem para ajustar o saldo de uma conta “principal”. Um exemplo da aplicação desse conceito é o cálculo da Depreciação de Ativos Imobilizados. A depreciação assim está prevista na Lei 6.404/76:

    Art. 183. § 2o A diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado e intangível será registrada periodicamente nas contas de: (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009) a) depreciação, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência;

    Imagine uma máquina usada na produção que foi adquirida por R$ 12.000. Concorda que o uso contínuo tende a desgastá-la e esse valor de aquisição não irá refletir o quanto ela realmente vale? 

    Nesse caso, aplicaremos o conceito de depreciação. Trata-se de uma diminuição sistemática do valor contábil do ativo, com intuito de manter esse valor atualizado. Porém, essa diminuição não será registrada diretamente na conta do Ativo Imobilizado; será registrada em uma conta específica chamada Depreciação Acumulada. Essa conta é uma conta retificadora do ativo. Como o próprio nome sugere, ela computa a soma da depreciação acumulado ao longo do período de utilização da máquina.

     

     

    GABARITO: CORRETO.

     

    FONTE:https://medium.com/@EstrategiaConcursos/como-funcionam-contas-retificadoras-e52f824819d9

  • Questão correta

    As contas retificadoras possuirão SEMPRE movimentação contrária à das contas principais cujos valores elas retificam!

    1- Conta principal do Ativo: a conta retificadora do Ativo aumentará por crédito e diminuirá por débito, e seu saldo será credor ou nulo;

    2- Conta principal do Passivo Exigível: a conta retificadora do Passivo Exigível aumentará por débito e diminuirá por crédito, e seu saldo será devedor ou nulo;

    3- Conta principal do Patrimônio Líquido: a conta retificadora do Patrimônio Líquido aumentará por débito e diminuirá por crédito, e seu saldo será devedor ou nulo.

    Introdução à Contabilidade - Justino Oliveira

  • GABARITO CERTO

    Retificadora do PL= DEVEDORA

    Retificadora do ATIVO= Credora.

    Bons estudos.

  • A afirmativa está correta pois as contas retificadora, como seu próprio nome diz, retificam o saldo de determinada conta. Possuem, portanto, saldo contrário das contas “principais”.

    Por exemplo, a conta “Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa” retifica a conta “Duplicatas a Receber” ou “Clientes”. A conta “Depreciação Acumulada” retifica a conta “Imobilizado”. A conta “Ações em Tesouraria”, por outro lado, é uma conta retificadora do Patrimônio Líquido.

  • O importante para essa banca é resolver questões anteriores, decorar o gabarito e bola pra frente. Cagada ela faz direto, mas o que se pode fazer?

  • Gabarito: certo

    Não esquecendo que apesar das contas serem retificadoras elas podem ser revertidas e não possuírem valores opostos as contas principais.

  • Uma conta retificadora do Ativo, não possui a natureza desse grupo, isto é, devedora; possui natureza credora. Logo, ela ao invés de aumentar o saldo do grupo, irá diminuí-lo. De maneira similar, uma conta retificadora do Passivo ou Patrimônio, não possui natureza credora; possui natureza devedora.

    As contas retificadoras servem para ajustar o saldo de uma conta “principal”. Um exemplo da aplicação desse conceito é o cálculo da Depreciação de Ativos Imobilizados. Item, portanto, está correto. 

  • BIZÚ DAS CONTAS REDUTORAS / RETIFICADORAS:

    ATIVO CIRCULANTE:

    > Perdas, Ajustes, Receitas a transcorrer.

    ATIVO NÃO CIRCULANTE:

    > Perdas, Ajustes, Lucros a Apropriar, Depreciação, Amortização, Arrendamentos.

    PASSIVO CIRCULANTE:

    >Ajustes, Impostos, Encargos, Deságio.

    PASSIVO NÃO CIRCULANTE:

    > Encargos, Custos, Deságio.

    PATRIMÔNIO LIQ:

    > Capital a Subscrever, Capital a Integralizar, Gastos com Emissões de Ações, PREJUÍZOS ACUMULADOS e AÇÕES em TESOURARIA.

    Bons Estudos!

  • essa parte do ''sinal '' deixa todo mundo confuso

  • Gabarito Certo.

    As contas retificadoras ou redutoras possuem natureza contrária às contas que acompanham.

    As redutoras de contas de ativo, possuem natureza credora. E as redutoras de contas de passivo e patrimônio líquido, possuem natureza devedoras.

    Contas retificadoras:

    • Ativo = Credor.
    • Passivo total = devedor

    As contas retificadoras acompanham as respectivas contas principais no balanço patrimonial (certo)...

    ...sendo lançadas sempre com sinal oposto ao do lançamento das contas que retificam. (Certo).

    A parte que eu acho que ficou confusa foi essa " contas que retificam " as contas retificadoras retificam as contas do balanço patrimonial, só que ao inverso do normal, o que era devedor fica credor e o que é credor fica devedor.

    Bons estudos!✌

  • CERTO

    Contas Retificadoras/Redutoras

    - Ativo >>> Natureza Credora >>>> Débito (diminui) Crédito (aumenta)

    - Passivo e PL >>> Natureza Devedora >>>> Débito (aumenta) Crédito (diminui)

  • A questão é simples, mas este "SEMPRE" em questões do Cespe dá um medo!

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    Perfeito! Essa é a sistemática das contas redutoras ou retificadoras. Elas possuem natureza contrária às contas que acompanham.

    Gabarito: Certo

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Certinho!

  • Não gostei do "sinal oposto". Por mim, teria que ser "natureza oposta"

  • qual o "sinal oposto"?

  • Exatamente. Em outras palavras, as contas retificadoras têm a função de reduzir o saldo de outra conta dos itens patrimoniais (ativo, passivo exigível e PL). Por isso, possuem natureza inversa do grupo ao qual pertencem. 

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Relativo a contas contábeis, planos de contas, registro de transações no sistema contábil e demonstrativos contábeis: as contas retificadoras acompanham as respectivas contas principais no balanço patrimonial, sendo lançadas sempre com sinal oposto ao do lançamento das contas que retificam.

  • Correto, as contas retificadoras, retificam o saldo de determinada conta:

    • PECLD -> retifica a conta Duplicatas a Receber ou Clientes
    • Depreciação Acumulada -> retifica a conta Imobilizado
    • Ações em Tesouraria -> conta retificadora de PL
  • Minha contribuição.

    As contas retificadoras (redutoras) apresentam saldo de natureza contrária ao grupo em que são apresentadas. Assim, as contas redutoras do ativo, por exemplo, apresentam saldo credor, ou seja, saldo de natureza contrária ao ativo, que possui natureza devedora.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • A questão apresenta o conceito de contas retificadoras.

    Contas redutoras ou retificadoras são contas que apresentam saldo de natureza contrária ao grupo ao qual estão sendo apresentadas.