SóProvas


ID
2137531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a contas contábeis, planos de contas, registro de transações no sistema contábil e demonstrativos contábeis.

Segundo o método das partidas dobradas, o registro de um fato contábil sempre implicará um lançamento a débito, que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados.

Alternativas
Comentários
  • Típica questão nojenta da CESPE em que ela cobra um conhecimento que todo candidato tem, mas usa uma redação completamente dúbia dando margem tanto para o item ser considerado certo como errado.

    Falar que o método das partidas dobradas SEMPRE implicará um débito e um crédito é errado, porque há lançamentos com mais de um débito ou mais de um crédito. E no caso, não basta que seja um lançamento de cada, é preciso que o total dos valores lançados sejam iguais. Enfim, só pra mostrar que caso a banca quisesse considerar essa questão como errada, ela poderia fazer isso e teriamos que engolir a seco.

  • Complementando as palavras do colega Emerson.

     

    Podemos ter os seguintes tipos de lançamentos:

     

    Débito ----------- Crédito

     

        1      ----------      1      =     11 = 1ª Fórmula
        1      ----------      2      =     12 = 2ª Fórmula (2 ou mais créditos)
        2      ----------      1      =     21 = 3ª Fórmula (2 ou mais débitos)
        2      ----------      2      =     22 = 4ª Fórmula (2 ou mais débitos e créditos)

     

     

  • Não entendi.

    Alguem pode me explicar, porque não foi considerado a possibilidade de lançamentos a credito e a debito em contas retificadoras. No meu entendimento o metodo das partidas dobradas servem como uma balança, onde o mesmo peso lançado de um lado deve ter uma contrapartida igual no outro lado. Dai a afirmar que  sempre que houver um lançamento a débito correspondera à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito correspondera  à origem dos recursos aplicados.

     

  • D- fornecedores (origem de recursos)

    C- Caixa (aplicação de recurso)

    he ae???

    Só a banca para entender o que ele realmente quer..

    Se alguem encontrat uma justificativa cabível, por favor, habilite-se.

    Foco, Fé e muita força.

  • Concordo plenamente com o colega Emerson Braga. As vezes acho que tô estudando D+.

  • Gabarito altamente questionável!!!

     

    O método das partidas dobradas tem como essência o fato de que um ou mais débitos em uma ou mais contas, que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, deve ocorrer junto com um ou mais  créditoequivalente em uma ou mais contas,  que corresponde à origem dos recursos aplicados, de modo que os valores totais dos  débitos  e  créditos registrados tenham igual valor.

     

    A questão fala "sempre implicará um lançamento a débito", "e um lançamento a crédito". Sinceramente, filosofando sobre a redação, pode-se inferir que sempre haverá um débito e um crédito, já que é um ou mais. Mas, sinceramente, é muita sanagem. 

     

    Quem estuda mais acaba errando essa questão, e os que não lembram do conceito correto acabam acertando.

  • Bom quando você pensa em reversões...... ou no próprio conceito de receitas, quando derivam de passivos prescritos...

  • Um fato contábil permutativo anula a questão.

     

    Bons estudos.

  • Anulável. 

     

    Nem sempre implicará em um lançamento a debito e outro a crédito, pois assim a questão desconsidera lançamentos de 2º, 3º e 4º fórmula.

     

    GABARITO MEU É: ERRADO.

  • PASSIVO - ORIGEM 

    ATIVO - APLICAÇÃO

  • quem sabe errou...

  • TODO registro de um fato contábil tem-se um lançamento a débito com seu crédito corrrespondente. Independente se seja lançamento de primeira, segunda, terceira ou quarta fórmula.    :D

  • A parte da palavra SEMPRE, já muito questionada aqui e como certa razão, visto e conhecido os precendentes da CESPE, deixo outro registro:

     

    D - despesa com depreciação

    C - depreciação acumulada   >>>> NÃO PODEMOS CONSIDERAR UMA ORIGEM DE RECURSOS ou podemos?

     

    Se não podemos, nem todo crédito será origem de recursos...

  • Complicado esse gabarito, hein?!

    E se o Débito for na origem dos recursos e o Crédito for na aplicação? Hein hein, Cespe?????????

  • Pessoal, indiquem a questão para Comentário do Professor para que possa ser explicado todas as dúvidas, pois o SEMPRE na questão, na minha opinião, assim como de vários que comentaram, é que esta questão está ERRADA.

  • Errado: origem e aplicação tem a ver com a conta, e não com o lançamento. Nem sempre débito é aplicação, e crédito é origem.

  • Questão correta segundo Gabriel Rabelo do estratégia, inclusive essa questão ele colocou naquelas 100 dicas PF e PRF no youtube só pesquisar lá está fácil de encontrar. Editar aqui galera, dica 32.

  • Resolução pelo professor Gabriel Rabelo
    https://www.youtube.com/watch?v=W3lHdHU147M

    Todavia, em minha opinião, a questão é totalmente questionável, pois o método das partidas dobradas diz que o TOTAL DE DÉBITOS É = AO TOTAL DE CRÉDITOS, OU SEJA, PODE HAVER UM OU MAIS DEBITOS, BEM COMO UM OU MAIS CRÉDITOS...
     

    POLICIA FEDERAL 2018 - AI VAMOS NÓS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Questao errada , porem o examinador do Cespe deve ter sido recentemente contratado , pois acreditar que metodos das partidas dobradas é somente um lancamento a C e D  é muita safadesa dessa banca .

  • Segundo o método das partidas dobradas, o registro de um fato contábil sempre implicará um lançamento a débito, que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados.

     

    A parte em vermelho deixa a questão errada, pois falar que o método das partidas dobradas SEMPRE implicará um débito e um crédito é errado, porque há lançamentos com mais de um débito ou mais de um crédito.

     

    Gab/ da banca: CERTO

  • Está correta. Na aula do Silvio Sande ele explica essa situação. 

  • Eu não sei pq esse gabarito ta certo. Pra mim, essa questão ta errada!

  • Aos que estavam questionando sobre ser aplicação ou origem de recursos. Tenham em mente que o que estiver debitando é aplicação, e o que estiver creditado é origem. Independente de ser ativo, passivo ou PL.
  • Método das partidas dobradas: o total dos débitos sempre terá de ser igual ao total dos créditos!

  • Questão Q581805 ( Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TCE-RN Prova: Auditor)

    Com relação aos princípios, às normas, às teorias e às práticas contábeis vigentes, julgue o item que se segue.
    Um lançamento contábil é composto por, pelo menos, um débito e um crédito. (gabarito da questão errada) 

     

     

  • Acertei pensando errado. Pontuei!

    Siga la pelota..

  • eu acho que dá dupla interpretação, com certeza fatos contabeis são um débito e um crédito, mas não necessariamene, pois podem ser dois debitos e um crédito e vice versa... é a CESPE agindo.

  • Método das Partidas Dobradas

     

    "Para todo débito, existe um crédito de igual valor e vice-versa."

    Frei Luca Pacioli.

     

    Podemos ter os seguintes tipos de lançamentos:

    Débito ----------- Crédito

        1      ----------      1      =     11 = 1ª Fórmula
        1      ----------      2      =     12 = 2ª Fórmula (2 ou mais créditos)
        2      ----------      1      =     21 = 3ª Fórmula (2 ou mais débitos)
        2      ----------      2      =     22 = 4ª Fórmula (2 ou mais débitos e créditos)

     

    CONCLUSÃO:

     

    O registro de um fato contábil SEMPRE implicará com PELO MENOS UM lançamento a débito e PELO MENOS UM lançamento a crédito. O quê não torna a questão errada. De fato, SEMPRE haverá um débito e um crédito no mínimo.

  • Débito: aplicação de recursos (ATIVO)

    Crédito: origem de recursos (PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO)

    Se houve uma aplicação, aconteceu uma origem e vice-versa.

     

    Fato contábil é aquele que provoca modificação no Patrimônio da entidade, sendo, por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido.

    GABARITO: CORRETO.

  • Uma compra de um carro à vista acontece um débito e um crédito, mas os dois no ativo. A origem de recursos não é passivo e PL?
  • E o lançamento que envolve conta de receita ou despesa? Essas contas também representam origens e aplicação?

  • Questão que se for repetida terá o gabarito como errada. 

  • GABARITO:QUESTIONÁVEL

     

    PHODABAGARAI..... pq se parar p pensar esse "UM" ai  pode ser relativo ao numeral 1  que faz a questão estar ERRADA(afinal são um ou mais lançamentos a debito ou a credito) ou pode ser o ARTIGO INDEFINIDO "UM" que faz a questão estar CERTA......

     

    Questão ambigua e maldosa.....

    Quando comecei a estudar e fazia as questões d cespe chutando e sem saber a materia acertava mais e ficava menos frustrado....desabafo.....

  • Galera, Gabarito : CERTO

     

    Não há erro na questão. Realmente ela é dúbia, mas concurso público é isso. Questões do Cespe, infelizmente, ou não, devem ser respondidas rapidamente, quando o assunto é de entendimento conceitual e simples. Ficar procurando erros nas mesmas pode acabar por nos complicar na hora de marcarmos algo que sabemos. 

     

    Sobre a essência da questão: Sim, cada FATO contábil deverá ser registrado e sim, quando registrado, tal fato implicará, NECESSARIAMENTE, em um lançamento a débito e um a crédito. Se alguém conhecer um fato contábil onde não os hajam, favor me comunicar. 

     

    A questão é que, como eu, todos gostariam, que a redação nos auxiliasse com um " no mínimo" após a palavra "implicará". No entanto, o Cespe não vai facilitar e é pra isso que devemos estar preparados : o pior.

  • Se estivesse certa, todos os lançamentos seriam de primeira fórmula. O comentário do professor não ajudou. Ele mesmo falou que implica "pelo menos" um a débito e um a crédito.

  • Eita... o examinador agora brincou de professor de português: Lançou o "um" como Artigo Indefinido e todos nós (que erramos, lógico) pensamos que era um Numeral.... 

    Mas bem que a redação da assertiva poderia estar escrita de forma diferente, como por exemplo:

    "... o registro de um fato contábil sempre implicará em lançamento a débito, ........, e ___ (suprimi um "um") lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados."

    Foco, Força e Fé...

    PS.: e Paciência tbm..

  • Contas unilaterais mandou lembrança.
  • "Sempre implicará um lançamento a débito, ..., e um lançamento a crédito"? Deveria ser "pelo menos um" e não SEMPRE.

  • "Sempre implicará um lançamento a débito, ..., e um lançamento a crédito"? Deveria ser "pelo menos um" e não SEMPRE.

  • Um lançamento a débito pode envolver diversas contas devedoras. Da mesma forma, um lançamento a crédito pode envolver diversas contas creditadas.

    Gab. Correto!!!

  • Nesse caso a palavra "um" quer dizer "qualquer" e não unidade (um pra um).

    Ficaria mais ou menos assim:

    Segundo o método das partidas dobradas, o registro de "qualquer" fato contábil sempre implicará "qualquer" lançamento a débito, (...), e "qualquer" lançamento a crédito, (...).

    Lembrando que lançamento pode envolver diversas contas.

  • Em suma, os débitos correspondem as aplicações, e os créditos as origens.

    Débitos : Aplicações

    Créditos : Origens

  • A essência do método das partidas dobradas é que o registro de qualquer operação contábil implica que um débito, em uma ou mais contas, deve corresponder a um crédito de igual valor, em uma ou mais contas. Desta forma, a soma dos valores creditados será sempre igual à soma dos valores debitados. Nunca haverá um débito sem crédito correspondente. Portanto, guarde que:

    As contas de Passivo (Passivo Exigível e Patrimônio Líquido) representam as origens dos recursos. As contas do Ativo, por sua vez, representam, por sua natureza, aplicações de recursos. Em outras palavras, lançamentos a débito representam aplicações de recursos e a crédito sua origem.

    Assim, correta a afirmativa.

  • Segundo o método das partidas dobradas, o registro de um fato contábil sempre implicará um lançamento a débito, que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados.

    Lançamento de desconto de duplicatas no valor de R$ 1000 com juros de 100:

    D - caixa 900

    D - despesa de juros a transcorrer 100

    C - duplicatas descontadas 1000

    Nesse caso a despesa de juros a transcorrer corresponde à aplicação de recursos da entidade? Se alguém conhecer bibliografia que afirme que uma conta redutora de origem equivale a uma aplicação por favor deixe nos comentários.

  • Quem faz faculdade de contabilidade normalmente aprende essa logo na primeira aula de débito e crédito rs

    O débito é onde aplica o recurso (aplicação); e

    O crédito é de onde sai, a fonte (origem)

    Lembre-se sempre:

    *Natureza devedora = Aplicação de recursos

    *Natureza credora = Origem de recursos

    GAB.) C

  • As vezes eu penso que quanto mais se estuda, mais fácil vc errar a questão.

    1 lançamento a crédito nem sempre corresponde a 1 lançamento a débito.

    Outra coisa confusa na questão é a origem e aplicação de recurso.

    "Deus nos defenderai"

  • Todos nós concurseiros sabemos que o cespe faz cagada direto. O negócio é resolver questões anteriores e decorar a resposta que muitas vezes não é totalmente contrária aos livros. Fazer o quê?

  • Um lançamento a débito e um laçamento a crédito, 1ª fórmula. Ainda restam 2ª, 3ª e 4ª fórmulas.

  • Correto. Debita-se a aplicação e credita-se a origem.

    Ativo: Natureza Devedora à Debita-se aplicação.

    Passivo: Natureza Credora à Credita-se a origem.

    Suponha existência de R$ 100.000,00 do elemento dinheiro num patrimônio qualquer.

    Admitamos a compra de um terreno à vista por R$ 80.000,00. O que aconteceu? O elemento terreno foi aumentado em R$80.000,00. Em compensação, o elemento dinheiro foi diminuído nesse mesmo valor.

    A utilização do método das Partidas Dobradas permite que, através de um único lançamento (ou registro contábil), as duas alterações sejam anotadas.

    O lançamento, por si só, cuida de deixar evidenciados:

    |͢  A redução de R$ 80.000,00 no dinheiro existente no patrimônio examinado.

    |͢  O aumento de R$ 80.000,00 aplicados em aquisição de terrenos.

    Em linguagem contábil, diríamos: DEBITA-SE a conta que representa aplicação de recursos, no caso TERRENOS; e CREDITA-SE a conta que representa a origem dos recursos aplicados, no caso CAIXA.

  • Esses PROFESSORES precisam parar de adaptar seus comentários ao

    gabarito da banca.

    COMENTÁRIO DO TECCONCURSOS.

    GABARITO OFICIAL: CERTO.

    GABARITO SUGERIDO: ERRADO.

     

    A questão trata de Lançamentos Contábeis.

     

    Entendo que o elaborador cometeu um pequeno equívoco acerca do método das partidas dobradas nos lançamentos contábeis.

     

    O método das partidas dobradas pressupõe que não haja débitos sem créditos correspondentes, e vice versa, de forma que os lançamentos sejam realizados em valores equivalentes.

     

    No registro de um fato contábil, o valor total de lançamentos A DÉBITO deve ser igual ao valor total dos lançamentos A CRÉDITO.

     

    Assim, pode haver um ou mais lançamentos a débito em compensação de um ou mais lançamentos a crédito. O que importa é a fidedignidade dos valores e a correção das contas contábeis que serão afetadas.

     

    Quanto à segunda parte, “que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados”, está correta.

     

    Entenda que, no lançamento, a partida a débito registra a conta de destino, e o lançamento a crédito representa a conta de origem do fato contábil. Exemplos:

     

    Compra de Mercadorias à vista:

     

    D – Mercadorias (conta de destino)

    C – Caixa (origem do recurso)

     

    Depreciação de um Imobilizado:

    D – Despesa de Depreciação (conta de destino decorrente da depreciação do Ativo)

    C – Depreciação Acumulada (origem do fato contábil que ensejou a Despesa)

     

    GABARITO OFICIAL: CERTO.

    GABARITO SUGERIDO: ERRADO.

  • Em suma, os débitos correspondem as aplicações, e os créditos as origens.

    Débitos : Aplicações

    Créditos : Origens

  • Segundo o método das partidas dobradas, o registro de um fato contábil sempre implicará um lançamento a débito, que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados.

    Sobre o advérbio "sempre": o item está correto e refere-se, inclusive, a um lançamento de primeira fórmula. A justificativa é que ele está incompleto, visto que um fato contábil recepciona outras maneiras de lançamento, sendo: 2/+ débitos e 1 crédito; 2/+ créditos e 1 débito; 2/+ débitos e 2/+créditos. Entretanto, a referência específica e suas respectivas associações dadas na questão, independente das demais situações existentes de fatos contábeis, estão corretas. Se no item mencionasse alguma palavra restritiva, como, por exemplo: "somente", "apenas"... aí, sim, estaria errado.

  • questão retirada diretamente das aventuras de tintim

  • Errado.

    O método das partidas dobradas estabelece que, em um lançamento contábil, a soma dos registros a débito deve ser igual a soma dos registros a crédito.

    Exemplificando, em um lançamento de 2a Fórmula:

    Pelo recebimento de uma duplicata paga em atraso pelo cliente:

    D - Caixa/Banco R$ 140,00

    C - Clientes a receber R$ 100,00

    C - Juros ativos R$ 40,00

    Por isso, a questão erra ao afirmar que um fato sempre implicará UM lançamento a débito e UM lançamento a crédito.

    Se assim fosse, não existiram os lançamentos de 2a, 3a e 4a fórmula

  • gab certo

    Toda ORIGEM: Credito

    Toda APLICACAO:Débito

  • gabarito: CERTO

    toda origem...créditooo...toda aplicação...débitooo... (leiam com aquela "musiquinha" da igreja)

  • SINÔNIMOS ATIVO

    patrimônio bruto

    capital aplicado

    capital investido

    aplicações de recursos

    investimentos

    SINOMINOS PASSIVO

    passivo exigivel

    capital de terceiros

    capital alheio

    recursos de terceiros

    origem/fonte recursos

    SINONIMOS PATRIMONIO LIQUIDO

    direito dos socios

    situação liquida

    capital proprio

    recursos proprios

    passivel não exigivel

    riqueza propria

  • Discordo do gabarito.

    Veja bem, para satisfazer o Método das Partidas Dobradas, o que importa mesmo é a computação do DÉBITO E DO CRÉDITO e não, especificamente, necessariamente, que tal débito seja do Ativo e o crédito do Passivo.

  • Ano: 2016 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Considerando os princípios, teorias e normas contábeis aplicáveis no Brasil, julgue o item subsequente.

    Uma conta de natureza devedora que não seja retificadora expressa uma aplicação de recurso. CERTO

    OU SEJA..... CESPE SENDO CESPE

  • Na contabilidade, o método utilizado para se escriturar é o método das partidas dobradas. Esse método consiste em considerar que para todo e qualquer item que ingressa no patrimônio, há um lugar de onde ele é proveniente. Ou seja, não há geração espontânea de patrimônio, mas sim uma origem para todo elemento que se aplica no patrimônio, passando a integrá-lo.

    A origem dos recursos será representada por um lançamento a crédito e a respectiva aplicação será contabilizada por um lançamento a débito. Como consequência desse método, não haverá débito sem o respectivo crédito.

    Fonte: estratégia

  • Débito - Aplicação / Crédito - Origem

  • A galera que diz que quem acertou precisa estudar mais, só digo uma coisa: você que errou também tem que estudar mais, afinal, se está aqui é porque ainda não passou no que queria né? Não fique se achando melhor que os outros nao.

  • Aviso aos chorões: conhecer a banca é tão importante quanto estudar o conteúdo. Sempre implicará? Sim! Mas sempre implicará somente isso? NÃO!!!!! A CESPE gosta de brincar com a semântica das conjunções, advérbios... Tudo isso dentro de um contexto!

  • A lógica é a seguinte: quais são as possibilidades de lançamentos contábeis?

    1D 1C, 1D 2C, 2D 1C, 2D 2C

    INDEPENDENTE DE COMO SEJA O LANÇAMENTO, VIA DE REGRA, SEMPRE VAI TER QUE TER PELO MENOS 1 D e 1 C!

    Obs.: Onde tem 2 podem ser 2 ou mais.

    Bora buscaaaar!

  • Na contabilidade, o método utilizado para se escriturar é o método das partidas dobradas. Esse método consiste em considerar que para todo e qualquer item que ingressa no patrimônio, há um lugar de onde ele é proveniente. Ou seja, não há geração espontânea de patrimônio, mas sim uma origem para todo elemento que se aplica no patrimônio, passando a integrá-lo. A origem dos recursos será representada por um lançamento a crédito e a respectiva aplicação será contabilizada por um lançamento a débito. Como consequência desse método, não haverá débito sem o respectivo crédito. O item está, portanto,

    certo.

  • Questão completamente malfeita!

  • CERTO

    ATIVO: Aplicações (débitos)

    PASSIVO + PL: Origem (crédito)

  • Pessoal, E quando envolve uma conta retificadora do passivo? ela tem natureza devedora, altera a composição patrimonial mas não representa uma aplicação de recurso... também acho que a palavra "SEMPRE" na questão dá uma margem para recurso.

  • Certo.

    Transcrevo: "Segundo o método das partidas dobradas, o registro de um fato contábil sempre implicará um lançamento a débito, que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados."

    O que está em vermelho não é uma oração subordinada adjetiva explicativa? Portanto a inclusão desses trechos não invalida a questão, embora existam contas com lançamento de natureza retificadora. Agora, se a vírgula fosse omitida, a oração se tornaria subordinada adjetiva restritiva, o que tornaria a questão errada.

    Encontrou algum erro? Por favor, notifique-me.

  • é o tipo de questão que derruba o cara, ela favorece quem não tem tanto conhecimento. ''   sempre implicará um lançamento a débito '', a cespe forçou nessa, marquei com a mão tremendo. kkk

  • → Natureza Devedora = Ativo, Despesa, Apliação de recursos, retificadora do passivo exigível, retificadora do patrimônio líquido (DADA)

    → Natureza Credora Passivo exigível, Receitas, Origem de recursos, retificadora do ativo, Patrimônio Líquido (CPRO)

    GAB CERTO

  • Toda origem terá uma aplicação e vice e versa.

  • Galera questão de 2017 e não foi anulada, então esse a interpretação da banca que realmente lança uma dessa pra prejudica, mas vamos levar ao pé da uma letra uma dessa e responder, se der como certo e a banca colocar como errado entra com recurso em cima dessa questão aqui e se por errado e a banca como certo entra com recurso tb, ficar questionando a banca não adianta aqui! vai adiantar só no pós prova!!

    Vamos lá.

  • p o r r a ... teclado cadelo fez eu errar uma monte de palavras no meu comentário anterior!

    Foi mal galera.

  • O método das partidas dobradas determina que para cada lançamento a débito em uma conta deve haver um lançamento corresponde a crédito em outra conta

    A origem sempre será credora e a aplicação devedora

    Alguém poderia me explicar, o porquê de tanto alvoroço na questão ? Muitos reclamaram; porém, não apresentaram explicações, desde já agradeço.

  • E quando envolve conta de resultado? Nesse caso o débito contabiliza despesa e não necessariamente aplicação de recursos, e o crédito receita e não origem de recursos...

    Péssima questão.

  • Não entendi, e se for uma conta retificadora?

  • A CESPE não se decide! Vai ser ferrar

  • MÉTODO GILSÓVISK.

    ALFARTANO QUE É ALFARTANO NÃO ERRA ESSA QUESTÃO!!!!

  • CORRETA

    . Aplicações de recursos (sempre DEBITADA)

    Ativo

    Despesas

    Aumento do ativo

    Aumento das despesas

    Redução do passivo

    Redução do PL

    . Origens de recursos (sempre CREDITADAS)

    Passivo

    PL

    Receitas

    Aumento do passivo

    Aumento do PL

    Redução do Ativo

    2021: O ano da vitória

  • Gaba: CERTO

    Comentários: essa foi fhod@, mas tá CERTA!

    "Esqueçam" que Ativo = aplicação e Passivo = Origem!

    Agora vejas esses exemplos:

    Compra de Veículo à vista:

    ATIVO

    C - Caixa (Origem)

    D↑  - Veículo (Aplicação

    Compra de Imóvel à vista:

    ATIVO

    C - Caixa (Origem)

    D↑  - Imóvel (Aplicação)

    O Colega #sander fez um excelente comentário! CESPE Ama brincar com a interpretação de texto nas questões de contabilidade.

    Essa questão o examinador esta querendo que vc tenha uma visão mais ampla da coisa, no inicio do estudo vc aprende que Ativo é aplicação de recursos e Passivo é a origem o examinador quer que vc veja isso nao só entre ativo é passivo mas entre as contas, creio que essa é uma questão que define quem entra ou não nas vagas!, se cair uma phorr@ dessa na PF leva uns 10 mil pra o buraco!

  • GABARITO: CERTO

    O método das partidas dobradas estabelece que a cada lançamento, o registro de um débito em uma ou mais contas corresponde ao registro de um crédito no mesmo valor em uma ou mais contas.

    Como decorrência desse método:

    1 – Em cada lançamento, a soma dos débitos é igual à soma dos créditos;

    2 – Não há débito sem crédito correspondente, e vice-versa;

    3 – A soma das aplicações e das origens de recursos têm o mesmo valor;

    4 – A soma dos saldos das contas devedoras equivale à soma dos saldos das contas credoras.

    Assim, por exemplo, a aquisição de um veículo, com pagamento à vista, provocará o lançamento desse valor a débito na conta Veículos e a crédito na conta Disponibilidades. 

    FONTE: PDF DO ALFACON

  • Questão coringa. Típica questão de quem sabe mais erra.  Porque existem as contas retificadoras

     Essa questão é uma aula ! Contabilidade e Português. hã? Sério ! Repare !  

     "o registro de um fato contábil sempre implicará um lançamento a débito, que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados." 

    Vírgula antes do "que" significa o quê ?  oração subordinada adjetiva explicativa. Logo, o examinador não restringiu a informação. Pois ele sabe das contas retificadoras. 

    Caso alguém discorde, avise-me. 

  • O grande "X" dessa questão está no "sempre implicará", a intenção do examinador nessa questão não foi restringir o registro de fato contábil apenas/somente a um débito e um crédito, o que ele quis dizer é que de acordo como o método das partidas dobradas haverá sempre uma aplicação e uma origem, afinal não existe geração espontânea do patrimônio.

    Ex1: Compra à vista de um veículo

    D - Veículo (aplicação)

    C - Caixa\Banco (origem)

    Ex2: Compra de um veículo, metade à prazo, metade à vista.

    D - Veículo (aplicação)

    C - Caixa/Banco (origem)

    C - Duplicata (origem)

    Vejam que sempre ocorrerá um débito e crédito, em ambas situações, por mais que o Ex2 tenha um débito e dois créditos, podemos entender que o requisito mínimo para obedecer às partidas dobrada foi preenchido, ou seja, a abordagem da questão não é em relação a quantidade de débitos ou créditos que pode ter um lançamento em si, ela versa sobre a possibilidade ou não de existir uma aplicação de recurso sem uma origem, por isso o "sempre implicará".

    Não sei se me fiz entender, a questão não é simples como dizem alguns comentários, talvez na hora da prova marcasse errado.

    Qualquer equivoco no comentário me avisem, por gentileza!!

  • Parece que o Cespe quer avaliar sua capacidade de argumentação também, porque essa questão com certeza merece ter o gabarito questionado!

  • toda origem; Crédito

    toda aplicação; Débito

    CERTO

  • Gabarito Certo.

    A contabilidade usa como método para se escriturar, as partidas dobradas.

    A origem é crédito e a respectiva aplicação é débito. Não tem como existir um crédito sem um débito.

    Bons estudos!✌

  • só os cabaços erraram essa kkk

  • O que mais fiquei perdido nessa questão foi o fato de "sempre implicará um"

    quando acredito que o correto deveria ser "sempre implicará um ou mais"

    e nessa outra parte:

    Questão: "e um lançamento a crédito"

    Como acredito que deveria ser: "e um ou mais lançamento a crédito"

  • Origem e aplicação de recursos dizem respeito à natureza, somente à natureza da conta.

    Portanto, não importa se a conta é do ativo, passivo, retificadora...

    Natureza devedora: aplicação

    Natureza credora: origem

  • É esse tipo de questão que a gente quer na prova... hahhahaha

  • Alesson, Fala isso não. Bate na madeira 3 vezes.

    A questão é óbvia, porém o gabarito pode ser dado como a banca quiser. Consegui acertar a questão pq senti a "vibe" que estava pedindo regra geral. Mas e se a banca tivesse lembrado das contas retificadoras? Nesse caso estaria errada a questão.

  • o registro de um fato contábil sempre implicará ? serio? kkkkk

  • O cespe já abordou assunto parecido nesta questão:

    TRE ESPIRITO SANTO/ ANALISTE CONTABILIDADE - 2011

    O sistema de partidas dobradas consiste no registro de fatos contábeis de modo que, para cada conta debitada, corresponde uma conta creditada e com o mesmo valor.

    GABARITO: ERRADO

    Na origem do método digráfico (quando foi criado método partida dobrada), em que " A todo débito de uma pessoa corresponde crédito de outra por igual valor", os lançamentos continham apenas um débito e um crédito. Atualmente eles podem conter um ou mais débito e um ou mais créditos.

    A palavra sempre invalidou a questão.

  • Cadê o comentário do Renato qdo eu preciso?

  • O método das partidas dobras é utilizado para se escriturar. Através dele tiramos algumas conclusões:

    a) Todo e qualquer item que ingressa no patrimônio tem um lugar de onde ele veio;

    b) Não existe geração espontânea de patrimônio;

    c) Todo patrimônio tem uma origem;

    d) As origem dos recursos são representadas por lançamentos a débito;

    e) As aplicações dos recursos são representadas por lançamentos a crédito;

    Desse modo, concluímos que não há débito sem o respectivo crédito.

    Gabarito certo. ✅

  • Vou passar a acreditar na possibilidade do CESPE estar utilizando "um" como artigo indefinido...

  • Segue o ''mantra'' do prof. Gilson Nogueira que você acerta:

    ''Toooooda origeeeem..➡ créeedito...

    Tooooda aplicaçãaaaao..  débitooo...''

  • GABARITO CORRETO

    O Método das Partidas Dobradas (Veneziano) é utilizado nos lançamentos dos fatos contábeis e preconiza que a todo o débito corresponde um ou mais créditos, sendo que o total de débito é exatamente igual ao total de crédito.

    Débito = Aplicação.

    Crédito = Origem.

    FONTE: Estratégia Concursos.

    Foco na missão!

  • Vez ou outra o CESPE gosta de trazer orações subordinadas adjetivas explicativas ou restritivas nas questões que cobram outro conhecimento. Sim, meu amigo, para responder essa questão precisa saber contabilidade E português (como se para ler o próprio enunciado já não precisasse...)

    Vamos tirar as orações subordinadas adjetivas do enunciado, fica assim:

    Segundo o método das partidas dobradas, o registro de um fato contábil sempre implicará um lançamento a débito e um lançamento a crédito.

    Sem problemas certo? Vi gente falando que o "um" restringia a um lançamento apenas, excluindo, mas lembre-se que incompleto não é errado (apesar da banca recorrentemente quebrar nossas pernas, mas esse é o entendimento a ser seguido na maioria das vezes, inclusive aqui.)

    Agora, analisando a oração subordinada explicativa. Primeira coisa e mais importante, ela é explicativa, não restritiva. Sim, um lançamento a débito corresponde, por exemplo, à aplicação de recursos; da mesma forma, um lançamento a crédito pode, por exemplo, corresponder a um lançamento de origem.

    Gabarito certo.

  • Caralh0, perto da prova da PF as questões de contabilidade LOTAM de comentários.

  • Gabarito: Certo

    Um = artigo indefinido - substitua por "algum": O registro do fato contábil sempre implicará algum registro a débito

    OU

    Um = numeral.

    No caso, é artigo indefinido. Dizer que conterá um débito e um crédito não impede que contenha dois, três, quatro... Lembre-se que estamos julgando certo ou errado, nada mais que isso. Se o erro está na sua cabeça e não na assertiva, então ela é certa.

  • Então a questão não leva em consideração lançamentos de segunda, terceira e quarta fórmula ?

  • Para mim, o gabarito seria errado, pois diz ''SEMPRE UM lançamento a débito e UM lançamento a crédito"

    Quando na verdade o correto seria UM OU MAIS lançamentos a débito e UM OU MAIS lançamentos a crédito!

    OU POR ACASO SÓ EXISTE LANÇAMENTO DE 1° FÓRMULA?

  • DACO: Débito/Aplicação, Crédito/Origem.

    Segue um hit pra te ajudar a decorar.

    "Entrei numa loja estava em liquidação

    Queima de estoque

    Fogão na promoção

    Escolhi da marca DACO porque DACO é bom... DACO é bommm"

    (Tati Quebra Barraco, 2004)

  • CERTO

    Na contabilidade, o método utilizado para se escriturar é o método das partidas dobradas. Esse método consiste em considerar que para todo e qualquer item que ingressa no patrimônio, há um lugar de onde ele é proveniente. Ou seja, não há geração espontânea de patrimônio, mas sim uma origem para todo elemento que se aplica no patrimônio, passando a integrá-lo.

    A origem dos recursos será representada por um lançamento a crédito e a respectiva aplicação será contabilizada por um lançamento a débito. Como consequência desse método, não haverá débito sem o respectivo crédito.

    Fonte: Estratégia

  • Independente de ser um lançamento de 1°,2°,3° ou 4° fórmula sempre terá no mínimo um débito e um crédito. Não tem pra que problematizar... lembrem-se que incompleta é diferente de incorreta.

  • sempre implicará deixa a questão errada

    Ex.:

    Compra de mercadorias a prazo:

    D - ESTOQUES

    C - CAIXA/BANCOS

    C - FORNECEDORES

    e aí?

    Cespe tem horas que é f o d a pra crl

  • 1 lançamento pode ter envolvimento de varias contas debitadas ou creditadas...questao correta

  • O método das partidas dobradas estabelece que a cada lançamento, o registro de um débito em uma ou mais contas corresponde ao registro de um crédito no mesmo valor em uma ou mais contas.

    Como decorrência desse método:

    1 – Em cada lançamento, a soma dos débitos é igual à soma dos créditos;

    2 – Não há débito sem crédito correspondente, e vice-versa;

    3 – A soma das aplicações e das origens de recursos têm o mesmo valor;

    4 – A soma dos saldos das contas devedoras equivale à soma dos saldos das contas credoras. 

  • A essência do método das partidas dobradas é que o registro de qualquer operação contábil implica que um débito, em uma ou mais contas, deve corresponder a um crédito de igual valor, em uma ou mais contas. Desta forma, a soma dos valores creditados será sempre igual à soma dos valores debitados. Nunca haverá um débito sem crédito correspondente. Portanto, guarde que:

    As contas de Passivo (Passivo Exigível e Patrimônio Líquido) representam as origens dos recursos. As contas do Ativo, por sua vez, representam, por sua natureza, aplicações de recursos. Em outras palavras, lançamentos a débito representam aplicações de recursos e a crédito sua origem.

    gabarito: certo

  • Imagina o seguinte, vem o auditor na sua empresa e pergunta ..... qual foi a ORIGEM do estoque de onde veio ???

    ai vc responde veio do fornecedor (aplicação)

  • hahaha ,então,Cantaaaa:

    TODA ORIGEEEEEM : crédito

    TODA APLICAÇÃOOOOO : débito

  • (CESPE/Analista/TRE ES/2011)

    O sistema de partidas dobradas consiste no registro de fatos contábeis de modo que, para cada conta debitada, corresponde uma conta creditada e com o mesmo valor.

    Gabarito: Errado

    Banca se contradizendo.

  • gente, questão tá certa.

    Pq diz: lançamento e vcs estão interpretando conta a debito ou crédito.

    O lançamento a debito pd ser tanto do passivo quanto do ativo.

  • Não procurem pelo em ovo, meu caros. Pão Pão Queijo Queijo. Se pensar demais erra.

  • "sempre implicará" forçou de mais a barra ein... Não podemos esquecer que temos as contas retificadoras, as contas de receitas. Responder questões desse jeito é o mesmo que dar murro em ponta de faca no dia da prova.

  • ...sempre implicará PELO MENOS... (seria o correto)

  • Na contabilidade, o método utilizado para se escriturar é o método das partidas dobradas. Esse método consiste em considerar que para todo e qualquer item que ingressa no patrimônio, há um lugar de onde ele é proveniente. Ou seja, não há geração espontânea de patrimônio, mas sim uma origem para todo elemento que se aplica no patrimônio, passando a integrá-lo.A origem dos recursos será representada por um lançamento a crédito e a respectiva aplicação será contabilizada por um lançamento a débito. Como consequência desse método, não haverá débito sem o respectivo crédito,

  • Absurdo essa questão constar como certa, o método de partidas dobradas não necessariamente são um lançamento de débito e um de crédito, pode ser mais do que um, se cair uma questão dessa só acerta quem não sabe, que tipo de critério é esse que essa banca está usando?

  • Questão errada na minha opinião: ERRADA!

    Por quê?

    Simples:

    Primeiro: um débito implica em UM OU MAIS créditos;

    Segundo: nem toda conta de natureza devedora representa aplicação de recursos. Basta observar as contas retificadoras do Passivo, por exemplo a conta juros passivos a transcorrer tem natureza devedora e não representa aplicação de recursos.

    Espero ter ajudado.

    Interessante o professor do Q concursos concordar com a banca.

  • Essa questão está errada . Claramente os termos " um lançamento a débito " e " um lançamento a crédito " estão sendo usados como sinônimos de " um débito " e " um crédito " , pois se esse termo "um " citado anteriormente fosse usado de forma genérica podendo representar um lançamento do tipo a seguir ( como defendem alguns comentários):

    D 100

    C 50

    C 50

    Então seriam dois lançamentos na questão ( 1 lançamento para o primeiro " um " e outro para o segundo "um" ).

    Questão ridícula.

  • Gab.: CERTO!

    D - APLICAÇÕES = ↑ A, ↓ P, ↓ PL, D

    C - ORIGEM = ↓ A, ↑ P, ↑ PL, R

  • Entende-se da questão a afirmação que "o método das partidas dobradas pressupõe sempre, no mínimo, um lançamento a débito e um lançamento a crédito", por isso, questão certa. Estaria errada, contudo, caso alegasse que se pressupõe sempre, necessariamente, apenas um débito e um crédito.

  • Toda ORIGEM: Crédito

    Toda APLICAÇÂO: Débito

  • É certo que o registro de um fato contábil sempre implicará um (ou mais) lançamento a débito e um (ou mais) lançamento a crédito.

    A minha dúvida era com a afirmação de que os lançamentos a DÉBITO correspondem a aplicação de recursos e que os a CRÉDITO correspondem à origem dos recursos aplicados.

    Inicialmente pensei que essa relação só seria válida quando a conta a ser debita fosse do ATIVO (NATUREZA DEVEDORA) e a creditada do PASSIVO (NATUREZA CREDORA), mas simulando umas operações simples, acho que dá para entender melhor.

    Por exemplo:

    1) compra a prazo

    D - Estoque (A) - Aplicação de recursos

    C - Fornecedor (P) - Origens dos recursos

    2) compra à vista

    D - Estoque (A) - Aplicação de recursos

    C - Caixa (A) - Origem dos recursos

    Da mesma forma, no pagamento dessa dívida com o fornecedor a conta a ser debitada será a conta fornecedor (Passivo), que também corresponde à aplicação de recursos, assim como o crédito na conta caixa corresponderá à origem de recursos.

    D - Fornecedores (P) - Aplicação de recursos

    C - Caixa (A) - Origem dos recursos

    Ou seja, todo débito representa uma aplicação de recurso e todo crédito a origem dos recursos.

    Não seria isso, pessoal?

  • Débito não quer dizer aplicação de recurso, ativo sim

    Crédito não quer dizer origem de recursos, passivo sim