SóProvas


ID
2139604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atuária

A respeito das funções de sobrevivência para múltiplas vidas em uma mesma coorte, julgue o item subsequente, considerando que npx indica a probabilidade de uma pessoa com x anos de idade viver mais n anos.

Considerando-se um casal em que uma pessoa tenha 40 anos de idade e a outra tenha 50 anos de idade, é correto afirmar que a probabilidade de essas pessoas passarem os próximos cinco anos juntas será igual a 5p40 + 5p50

Alternativas
Comentários
  • ERRADO 

    Não sei se meu raciocínio está correto, mas eu pensei pela regra do "e" - multiplica ou "ou" - soma. Se a questão quer o resultado da probabilidade das duas pessoas viverem juntos, então, os dois têm de viver os próximos cinco anos. Sendo assim seria a probabilidade da pessoa de 40 anos viver nos próximos cinco anos "E" - multiplica da pessoa com 50 anos também viver nos próximos cinco anos; se um "ou" - soma outro viver, eles não viveriam juntos. Logo teríamos que multiplicar as probabilidades. 

    O correto seria 5P40 x 5P50 (regra do "e") 

     

    Espero ter ajudado! A luta continua!  

  • Cespe é fo... mesmo, um enunciado tão difícil que a gente fica com receio, mas a resolução é razoavelmente fácil.

    Ele diz que X se refere a idade e N se refere aos anos que, possivelmente, ainda, a pessoa irá viver.

    Se uma pessoa tem 40 anos e quero saber a possibilidade de ela viver por mais 5 anos, basta substituir X e N na formula dada pela questão  nPx, então 5P40 e no caso de 50 anos a possibilidade de viver por mais 5 anos será 5P50. 

    Para ficar mais fácil de visualizar vou chamar a pessoa de 40 anos de Ana e a de 50 de Carlos. A possibilidade de Ana e Carlos viverem juntos por mais 5 anos deve ser uma multiplicação, pois quero a intersecção E, para ser soma a questão deveria diz a possibilidade de Ana OU Carlos viverem juntos, o que nem faria sentido no contexto.