-
Gabarito E:
Definições de educação a distância (EaD)
Dohmem (1967): educação a distância é uma forma sistematicamente organizada de autoestudo em que o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado. O acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isso é possível mediante a aplicação de meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias.
Peters (1973): educação/ensino a distância é um método racional de partilhar conhecimento, habilidades e atitudes, por meio da aplicação da divisão do trabalho e de princípios organizacionais, tanto quanto pelo uso extensivo de meios de comunicação, especialmente para o propósito de reproduzir materiais técnicos de alta qualidade, os quais tornam possível instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo, enquanto esses materiais durarem. É uma forma industrializada de ensinar e aprender.
Moore (1973): ensino a distância pode ser definido como a família de métodos instrucionais onde as ações dos professores são executadas a parte das ações dos alunos, incluindo aquelas situações continuadas que podem ser feitas na presença dos estudantes. Porém, a comunicação entre o professor e o aluno deve ser facilitada por meios impressos, eletrônicos, mecânicos ou outros.
Holmberg (1977): o termo educação a distância caracteriza várias formas de estudo nos níveis que não estão sob a contínua e imediata supervisão de tutores presentes com seus alunos nas salas ou num mesmo local. A educação a distância beneficia-se do planejamento, direção e instrução da organização do ensino.
Keegan (1991), resume os elementos centrais dos conceitos anteriormente citados:
• separação física entre professor e aluno, que a distingue do ensino presencial;
• influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, organização dirigida etc.), que a diferencia da educação individual;
• utilização de meios técnicos de comunicação para unir o professor ao aluno e transmitir os conteúdos educativos;
• previsão de uma comunicação de mão dupla, onde o estudante beneficia-se de um diálogo e da possibilidade de iniciativas de dupla via;
• possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de socialização.
-
Não sabia da obrigatoriedade de provas presenciais na modlidade de EaD.
-
Essa questão não tem nada a ver com adminitração geral.
-
e-
Essa modalidade de ensino pressupõe o uso intensivo de tecnologia, que viabiliza lugares e tempo não fixos. A característica é autoaprendizado, que pressupõe disciplina, dedicação e responsabilidade maiores do que no ensino presencial, por isso o predomínio de adultos nessa modalidade de ensino.
O ponto de convergência entre a GC e o Ensino a Distância é que, para disponibilizar os conteúdos, é necessário codificar o conhecimento- a conversão é pressuposto do EaD. EaD é intercâmbio e articulação de conhecimento entre comunidades virtuais. O professor elabora metodologias na sua disciplina, contemplando criação, armazenamento, disseminação e controle do conhecimento. O tutor acompanha estudantes, sendo elo entre o aluno e o professor.
-
ALTERNATIVA E)
Art. 4º do Decreto nº 5.622/2005 - A avaliação do desempenho do estudante para fins de promoção, conclusão de estudos e obtenção de diplomas ou certificados dar-se-á no processo, mediante: cumprimento das atividades programadas; e realização de exames presenciais.
A) Art. 2º do Decreto nº 5.622/2005 - A educação a distância poderá ser ofertada nos seguintes níveis e modalidades educacionais: educação básica; educação de jovens e adultos; educação especial; educação profissional e educação superior.
B) Art. 9º do Decreto nº 5.622/2005 - O ato de credenciamento para a oferta de cursos e programas na modalidade a distância destina-se às instituições de ensino, públicas ou privadas.
C) De acordo com o Decreto nº 5.622/2005 a oferta em relação a educação superior, abrangendo os seguintes cursos e programas: sequenciais; de graduação; de especialização; de mestrado; e de doutorado.
D) De acordo com Decreto nº 6.303/2007, o polo de apoio presencial é a unidade operacional, no País ou no exterior, para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância.