SóProvas


ID
2143435
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A História da Alimentação, a partir do conceito de cultura material, contribui para a compreensão das práticas e representações sociais. Assim, o alimento revela-se uma importante categoria para a análise das rupturas e continuidades históricas, visto que ele expressa aspectos da dinâmica social. Deste modo, e considerando a História da Alimentação no período do Brasil Colonial, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Paula Pinto e Silva antropóloga, dedica-se a uma discussão teórica relativa ao tripé alimentar proposto em Farinha, feijão e carne-seca, partindo de um sistema analítico apresentado pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss

  • aspecto comida período colonial, nao tinha lido sobre trio feijão, carne seca e farinha... fica dificil!

     

  • Interessante essa questão, eu aprendi que a mandioca e obviamente seus derivados faziam parte da alimentação no Brasil colônia e que a carne de sol era muito utilizada pelos tropeiros mas feijão p mim era novidade. Alguém saberia dar uma dica de algum autor que trata do feijão na colônia ???
  • Os portugueses que vieram para o Brasil tiveram que alterar seus hábitos alimentares. O trigo, por exemplo, foi substituído pela farinha de mandioca, o mais importante alimento da colônia. A mandioca, de origem indígena, foi adotada no Brasil por africanos e portugueses, sendo usada para fazer bolos, sopas, beijus ou simplesmente para se comer misturada ao açúcar. Além da farinha, no engenho também se consumiam: carne-seca, milho, rapadura, arroz, feijão e condimentos como pimenta e azeite de dendê. As verduras, as frutas, a manteiga e os queijos eram raros e só entravam na alimentação dos ricos. Mas não faltavam doces, que eram consumidos em grande quantidade, tanto no campo como nas cidades.