SóProvas


ID
2143591
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as instalações prediais de água fria e incêndio é incorreto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • a) a vazão provável de utilização é dada pelo somatório das vazões características das peças disponíveis, considerando o uso simultâneo de todos os aparelhos. É utilizada a fórmula Q=C x raiz(somatória dos pesos dos aparelhos), onde C=Coeficiente de Descarga= 0,3 (usualmente) ERRADA

     b) as pressões mínimas em um sistema predial devem ser iguais a 0,5 mca (meio metro de coluna d’água), enquanto que a pressão máxima não deve ultrapassar 40 mca (quarenta metros de coluna d’água). 5.3.5.1 Em condições dinâmicas (com escoamento), a pressão da água nos pontos de utilização deve ser estabelecida de modo a garantir a vazão de projeto indicada na tabela 1 e o bom funcionamento da peça de utilização e de aparelho sanitário. Em qualquer caso, a pressão não deve ser inferior a 10 kPa, com exceção do ponto da caixa de descarga onde a pressão pode ser menor do que este valor, até um mínimo de 5 kPa, e do ponto da válvula de descarga para bacia sanitária onde a pressão não deve ser inferior a 15 kPa. 5.3.5.2 Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento) não deve ser inferior a 5 kPa. 5.3.5.3 Em condições estáticas (sem escoamento), a pressão da água em qualquer ponto de utilização da rede predial de distribuição não deve ser superior a 400 kPa. CORRETA

     c) as bombas de recalque devem ter capacidade horária mínima igual a 15% (quinze por cento) do consumo diário. Segundo a NBR 5626 a capacidade horária mínima da bomba é de 15% do Consumo Diário. CORRETA

     d) o comprimento equivalente de uma tubulação é igual ao comprimento da tubulação acrescido das perdas como aquelas ocasionadas pelas conexões, dentre outras. CORRETA

     e) Sprinkler são peças dotadas de dispositivo sensível ao aumento de temperatura e destinadas a espargir água sobre um incêndio.CORRETA

     

  • No máximo consumo provável há uma premissa de que todas as tubulações nunca serão usadas ao mesmo tempo. Há uma previsão de qual será o maior uso provável da rede, resultando em tubulações menores.

  • A questão tenta confundir o candidato com os conceitos de consumo máxima provável, e consumo máximo possível
    Sendo o primeiro, uma ponderação de uso da não utilização simultânea de todos os equipamentos hidráulicos (como condomínios residênciais), e o segundo, considera-se o uso de todos os pontos simultâneamente (como vestiários de esporte)

  • Sem querer ser chato, mas Sprinkler detecta fumaça e não aumento de temperatura.

  • Gabarito errado!

    Alternativa B está errada:

    Segundo a NBR 5626 deve-se considerar no dimensionamento a sobrepressão hidráulica (Golpe de aríete), portanto a pressão máxima admitida é 60mca (40mca de pressão estática e 20mca de pressão dinâmica)!

    5.3.5.4 A ocorrência de sobrepressões devidas a transientes hidráulicos deve ser considerada no dimensionamento das tubulações. Tais sobrepressões são admitidas, desde que não superem o valor de 200 kPa.

    Alternativa E está errada:

    No sistema de Sprinklers tipo dilúvio os chuveiros estão sempre abertos, não contam com dispositivos de detecção de aumento de temperatura! Nesse tipo de sprinkler, é necessário a utilização de detector de temperatura ou fumaça!

    Os sistemas de sprinkler tipo tubo molhado, tubo seco, e ação prévia contam com dispositivos termossensíveis!

    Portanto, alternativa A, B e E estão incorretas!

  • @Denis,

    O Sprinkler tubo molhado, tubo seco e de ação prévia possuem detector de temperatura no próprio sprinkler (pode ser ampola de vidro ou liga metálica)!

    Já no Srinkler tipo dilúvio e ação prévia, é necessário um detector no local, que pode ser de fumaça ou temperatura, que acionara o sprinkler!

  • Qual a fonte da afirmativa C?

  • c) as bombas de recalque devem ter capacidade horária mínima igual a 15% (quinze por cento) do consumo diário. Segundo a NBR 5626 a capacidade horária mínima da bomba é de 15% do Consumo Diário.

    Conforme meu "Ctrl+F", não está de acordo com a NBR 5626, pois a NBR não fala nada sobre esse percentual.

  • SOBRE A LETRA C)

    No livro a técnica de edificar consta essa informação. Está certo. Além desse livro, outros livros também trazem essa informação.

    A NBR não traz essa informação (se não me engano, nas versão anteriores ela trazia), mas como a banca não citou a NBR, a alternativa está correta.

     

    SPRINKLER - é o chuveiro automático, que significa = dispositivo destinado a projetar água, em forma de chuva, dotado de elemento sensível à elevação de temperatura (definição NBR 13860-glossário)

     

    Quem detecta fumaça é o dispositivo detector de fumaça usado em SDAI. Sprinkler tem elemento termossensível ("termo"-temperatura), ou seja, sensível ao aumento de temperatura.

     

    Não confunda chuveiro automático x chuveiro aberto.

    chuveiro automático - tem elemento termossensível.

    chuveiro aberto - não tem!

     

  • erro letra A

    Vazão Provável Q = 0,3 multiplicado pela raiz do somatório dos pesos

    Vazão Possível = Soma das vazões