SóProvas


ID
2143603
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as estruturas de madeira, é incorreto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Quando se trabalha com madeira roliça a norma brasileira permite que se faça um cálculo simplificado. Em outras palavras NBR 7190/97 permite que peças com seção transversal circular variável seja considerada como uniforme, tomando-se um diâmetro correspondente àquele existente na seção localizada a 1/3 da extremidade de menor diâmetro. Se φ1 e φ2 são, respectivamente, o menor e o maior diâmetro das extremidades do poste, então
    o diâmetro para cálculo pode ser usado como sendo:
     

    Diametro Equivalente = φ1 + [(φ2 - φ1)/3]

    Não adimitido  φ > 1,5 φ1

    FONTE: Notas de Aula de Estruturas de Madeira - Francisco A. R. Gesualdo – FECIV - UFU

  • Gabarito: E

  • As peças de seção circular variável podem ser calculadas como se fossem de seção uniforme, igual à seção situada a uma distância da extremidade mais delgada igual a 1/3 do comprimento total, não se considerando, no entanto, um diâmetro superior a 1,5 vezes o diâmetro nessa extremidade. 

    As peças de seção circular, sob ação de solicitações normais ou tangenciais, podem ser consideradas como se fossem de seção quadrada, de área equivalente. (Já caiu em prova) 

    NBR 7190

  • Fluência – sob uma carga permanente (ao longo do tempo) regista-se um aumento lento da deformação, que tanto pode tender para um valor constante, como aumentar progressivamente até à rotura, dependendo da intensidade inicial da tensão aplicada e do material.

    Relaxação - deformação mantida constante no tempo, as tensões internas

    Fluência mecanico-sortiva - A fluência mecânico-sortiva é a deformação que ocorre quando a madeira sob a acção de uma força de valor constante sofre ainda alteração de teor de água e/ou de temperatura, o que acontece quando sujeita a variação das condições ambientais.