SóProvas


ID
2143636
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

São fabricados diversos tipos de Cimento Portland, sendo que cada tipo possui características especificas que atendem melhor a determinados tipo de uso. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Só quem vai começar a estudar!
  • Cimento Portland Composto CP II-E (com adição de escória granulada de alto-forno) - é recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento.

     

    Cimento Portland Composto CP II-F (com adição de material carbonático – fíler) - Este tipo de cimento é recomendado desde estruturas em concreto armado até argamassas de assentamento e revestimento porém não é indicado para aplicação em meios muito agressivos

     

    Cimento Portland CP II-Z (com adição de material pozolânico) - contém adição de material pozolânico que varia de 6% à 14% em massa, o que confere ao cimento menor permeabilidade, sendo ideal para obras subterrâneas, principalmente com presença de água, inclusive marítimas.

     

    Cimento Portland CP IV (com pozolana ) - É especialmente indicado em obras expostas à ação de água corrente e ambientes agressivos.

     

    Cimento Portland Branco (CPB) - O Cimento Portland Branco se diferencia por coloração, e está classificado em dois subtipos: estrutural e não estrutural. O estrutural é aplicado em concretos brancos para fins arquitetônicos, com classes de resistência 25, 32 e 40, similares às dos demais tipos de cimento. Já o não estrutural não tem indicações de classe e é aplicado, por exemplo, em rejuntamento de azulejos e em aplicações não estruturais. Pode ser utilizado nas mesmas aplicações do cimento cinza. A cor branca é obtida a partir de matérias-primas com baixos teores de óxido de ferro e manganês, em condições especiais durante a fabricação, tais como resfriamento e moagem do produto e, principalmente, utilizando o caulim no lugar da argila.

  • A letra A também está certa!

    Cimento Portland Composto CP II-E (com adição de escória granulada de alto-forno) - Recomendado para estruturas que NÃO possam ser atacadas por sulfatos.

    Ora, isso é verdadeiro.

  • Robson, 

     

    em várias fontes já li que  tanto o CP III  como o CP II - E  são indicados para estruturas que possam ser atacadas por sulfatos.

    A diferença é que o CPII - E tem um teor menor de escória granulada de alto forno.

    Além disso, também possuem baixo calor de hidratação.

     

    ** Existe o cimento CSS - Supersulfatado : Tem até 90 % de escória de alto forno na sua composição.  (Já foi questão de concurso!)

     

     

    Resumindo, cimento com escória granulada de alto forno é indicado para estruturas que possam ser atacadas por sulfatos!