SóProvas


ID
2145031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Algumas práticas culturais, como o consórcio de gramíneas com leguminosas, constituem maneiras efetivas de uso racional do solo. Em relação às práticas culturais e de manejo em explorações pecuárias, julgue o item seguinte.


O consórcio de Brachiaria brizantha, cv. Marandu, com leguminosas herbáceas ou de porte baixo, dificulta a manutenção da pastagem consorciada, razão pela qual se recomenda a utilização, nos pastos, de bancos de proteínas de leguminosas herbáceas ou do consórcio de leguminosas arbustivas.

Alternativas
Comentários
  • As leguminosas arbustivas (ex. Leucena, Guandu, gliricidia), por conta de seu porte mais alto são mais indicadas para consórcio com gramíneas de porte mais alto e que são fortes competidoras por luz. Também são recomendadas para propriedades em que o manejo do pastejo animal não é bem controlado, haja vista serem mais resistentes ao pastejo mais severo.

    Leguminosas herbáceas (ex. estilosantes) são mais adequadas para consórcio com capins menos agressivos e de porte mais baixo, exigindo maior controle da quantidade de animais no pasto e da competição com a gramínea.