SóProvas


ID
214519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens a seguir.

O jornalismo institucional, como subgênero da comunicação organizacional, originou-se de patrocínios de órgãos públicos e transformou, posteriormente, em jornalismo especializado.

Alternativas
Comentários
  • O jornalismo institucional não é um jornalismo especializado?

  • Sim, é jornalismo especializado, mas não tem origem em patrocínios de órgãos públicos. Surgiu principalmente nas grandes empresa (na vertente do jornalismo empresarial), mas é mais amplo, voltado para o público interno de uma instituição qualquer, seja qual for sua natureza (lucrativa, sem fins lucrativos, política, religiosa, militar, sindical etc.).
  • GABARITO: ERRADO

     

    "A INCAPACIDADE DE ONIPRESENÇA dos veículos de comunicação diante de todos os fatos gerados pela civilização contemporânea foi, muito provavelmente, a necessidade que deu origem à especialização hoje conhecida como jornalismo institucional - definição dada por Alberto Dines, um dos jornalistas mais completos e éticos do Brasil. Podemos dividir essa especialização em dois ramos básicos: jornalismo empresarial e assessoria de imprensa. Em ambos os casos, o jornalismo institucional tem a missão precípua de suprir a demanda de informação que os veículos de comunicação de massa não conseguem atender."

     

    Livro: O signo da verdade: assessoria de imprensa feita por jornalistas. Ricardo Viveiros e Marco Antonio Eid. São Paulo: Summus, 2007. p.21

  • O jornalismo institucional, como subgênero da comunicação organizacional, originou-se de patrocínios de órgãos públicos e transformou, posteriormente, em jornalismo especializado.

    O Jornalismo Institucional é uma das áreas que integram a Comunicação Institucional. Esta sim é um subgênero da C. Organizacional. Pelo menos, eu acredito que esse é o erro. Pena que não tem comentários de professor de Jornalismo no Q Concursos!

    A segunda parte eu creio estar certa, pois o Jornalismo Institucional surgiu nos órgãos públicos, na época do governo de Vargas, mas começou a se tornar expressivo a partir da ditadura. Lembrem-se: tanto a ditadura de Vargas, quanto a militar usavam a mídia para divulgar os atos do governo.