SóProvas


ID
2145226
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere uma economia em que o Governo tem a intenção de expandir a renda. Em um modelo IS-LM, com demanda por moeda infinitamente elástica em relação à taxa de juros, que já está muito baixa,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Se a demanda por moeda infinitamente elástica em relação à taxa de juros, temos o trecho keynesyano ou armadilha de liquidez

    Se a demanda por moeda infinitamente inelástica em relação à taxa de juros , temos o caso clássico.

    Armadilha de liquidez = política fiscal eficaz, política monetária ineficaz
    Trecho clássico = política fiscal ineficaz, política monetária eficaz

    Desa forma, trata-se da primeira opção, utilizaremos uma política fiscal expansionista

    A) CERTO
    B) política monetária é ineficaz
    C) política monetária é inversamente proporcionla à taxa de juros interna, logo, se houver  política monetária expansionista, o juros reduzirão.
    D) Utilizaremos uma política fiscal (Curva IS), curva LM é para políticas monetárias, logo ela não se deslocará
    E) política monetária é ineficaz na armadilha de liquidez

    bons estudos

  • Note que o enunciado traz claramente a situação da armadilha da liquidez. É nesta situação que temos demanda por moeda infinitamente elástica à taxa de juros (LM horizontal), já que os juros já estão próximos ou iguais a zero. Neste caso, a política monetária é inócua. Por outro lado, a política fiscal tem máxima eficácia, já que, além de aumentar a renda pelo efeito do mais gasto público (ou menos tributação), o efeito deslocamento é nulo porque os juros não sobem em virtude da expansão fiscal. Veja como a política fiscal é eficaz nesta situação:

    Resposta: A

  • Na armadilha da liquidez, a política monetária é totalmente ineficaz, ao contrário da política fiscal, que deve ser preferida caso o objetivo seja alterara a renda agregada de equilíbrio.