SóProvas


ID
214651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As doenças nas plantas são os distúrbios provocados por fatores bióticos e abióticos que atingem as plantas de uma maneira contínua, provocando alterações em seu metabolismo e afetando quantitativamente e(ou) qualitativamente seus produtos. Para a ocorrência de doença, três condições devem ser satisfeitas: hospedeiro suscetível, agente causal e condições favoráveis. O reconhecimento dessas condições bem como a possibilidade de intervenção são fatores determinantes para prevenção ou diminuição dos danos. Acerca desse assunto, julgue os itens de 54 a 57.

A profilaxia de algumas doenças de plantas pode ocorrer com a utilização de um conjunto de medidas que, de forma integrada, leva ao não aparecimento da doença ou ao não atingimento de proporções que resultem em prejuízo, como, por exemplo, o controle da mosca-branca, de pulgões e de vaquinhas transmissores potenciais de viroses ou o tratamento de sementes, no caso de patógenos do solo.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito da questão está correto. Eu marquei a questão como errada, pois pensei na "vaquinha" somente provocando danos enquanto larva se alimentando das raízes e interferindo na absorção de nutrientes e água etc. Achando que aí estaria o erro da questão... Mas encontrei que  os maiores danos ocasionados por esses insetos no feijão-caupi , por exemplo,  são provocados pela   capacidade de transmitirem vírus. C. arcuata e D. speciosa transmitem o vírus do mosaico severo do feijão-caupi. 

    O Mosaico Rugoso da Soja (VMRuS) foi detectado no Brasil, em 1987. Esse vírus não se transmite por sementes de soja, sua principal fonte são plantas de feijão próximas às lavouras de soja. Em alguns locais, as duas culturas coexistem. Dessa forma o vírus pode se transferir do feijão para a soja, através dos insetos vetores (vaquinhas).

    Então questão correta!