-
Gabarito E
O cliente NFS tem por finalidade tornar o acesso remoto transparente para o usuário do computador, e esta interface cliente e servidor, executada pelo NFS através dos protocolos Cliente-Servidor, fica bem definida quando o usuário, ao chamar um arquivo/diretório no servidor, lhe parece estar acessando localmente, sendo que está trabalhando com arquivos remotamente. Existe uma certa semelhança desse protocolo com o CIFS pois os dois permitem o compartilhamento de recursos entre sistemas, por meio de uma rede de computadores, com arquitetura cliente-servidor, e quaisquer que sejam suas plataformas de hardware e software.
Um exemplo da utilização do NFS é a disponibilização das áreas de trabalho dos usuários em toda a rede e, quando este efetua o login, seu diretório de trabalho pode ser acessado via NFS. Supondo que o usuário mude de estação de trabalho, o seu diretório pode ser disponibilizado novamente nesta estação e sem que nenhuma configuração adicional seja realizada.
Sua interface é pública e muito utilizada para o compartilhamento de leituras e organizações acadêmicas, pelas vantagens de, entre outras: transparência; unificação de comandos; redução de espaço local; independência de sistemas operacionais e hardware.
Para um sistema cliente-Servidor, o cliente pode sempre que logar na máquina "importar" automaticamente os diretórios e arquivos que o mesmo criou na sua área pessoal, por exemplo (para implementar esse sistema de importacão de arquivo associado a um usuário em específico é necessário ter configurado um Sistema com LDAP ou NIS, além do NFS).
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Protocolo RPC? :|
-
A versão 4 do NFS é statefull.
-
Butt Head, RPC = Remote procedure call ou chamada de procedimento remoto.
-
A primeira assertiva não tem como estar correta:
"I. O NFS é considerado sem estado (stateless) e, portanto, quando um servidor NFS volta a funcionar, o estado anterior é restaurado e a informação não é perdida"
Não tem como afirmar se ele é stateless porque não foi especificada a versão do NFS, só se estiver explícito no edital. E se ele é stateless ele não mantém a sessão entre conexões. Portanto, são 2 erros nessa afirmativa. Desta forma a questão deveria ser anulada, visto que não tem alternativa correta (II e III, apenas).
-
e-
Algumas características do NFS são:
• Arquitetura cliente-servidor: o servidor recebe requisições do cliente executa e retorna
• Stateless (sem estado): cada requisição - transação independente não relacionada a anterior. em falha, quando o servidor NFS volta, o estado anterior é restaurado e o funcionamento continua sem problema;
• Caching: informações recentes alocadas para posterior uso, ou carregar dados em antecipação a operações futuras;
• File Locking: um processo exclusivo a um arquivo ou parte deste, e força outros aguardarem a liberação;
• Utiliza o protocolo RPC (Remote Procedure Call): modo independente para processos se comunicarem através de uma rede de computadores; o cliente faz a chamada do procedimento remoto no servidor;
• Protocolo de transporte padrão - UDP, mas é possível utilizar o TCP;
• Compartilhar arquivos de um servidor NFS é conhecido como exportar os diretórios.
-
A I está sem sentido. Stateless não mantém estado
-
Questão muito antiga. O que pode mudar o gabarito.