SóProvas


ID
2149102
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Ministério da Saúde declarou estado de emergência em saúde pública no país por causa do aumento de casos de microcefalia no Nordeste. Segundo o Ministério da Saúde, a principal causa para o aumento dos casos de microcefalia é o zika vírus. A respeito do assunto, julgue os itens abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) A microcefalia é caracterizada pelo o acúmulo de líquido dentro do crânio.

( ) O vírus zika é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, também responsável pela transmissão da dengue.

( ) Em dezembro de 2015 foi descoberta a cura para o zika vírus, porém a produção em larga escala da vacina só começará no segundo semestre de 2016.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • 1ª (  F A microcefalia é caracterizada pelo o acúmulo de líquido dentro do crânio.

    2ª (  V ) O vírus zika é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, também responsável pela transmissão da dengue.

    3ª (  F ) Em dezembro de 2015 foi descoberta a cura para o zika vírus, porém a produção em larga escala da vacina só começará no segundo semestre de 2016.

     

    JUSTIFICATIVA:

     

    1ª. FALSA porque Microcefalia é uma Doença caracterizada por um tamanho do crânio inferior ao normal e por um insuficiente desenvolvimento do cérebro, o que provoca várias repercussões neurológicas. É caracterizada quando a cabeça da criança, com um ano e três meses é menor que 42 centímetros. Isso acontece devido ao fato dos ossos da cabeça, que estão separados ao nascer se unirem muito cedo, impedindo o crescimento do cérebro dentro da caixa craniana.

     

    2ª. VERDADEIRA porque o principal modo de transmissão descrito do vírus é pela picada do Aedes aegypti. Outras possíveis formas de transmissão do vírus Zika precisam ser avaliadas com mais profundidade, com base em estudos científicos. Não há evidências de transmissão do vírus Zika por meio do leite materno, assim como por urina e saliva. Conforme estudos aplicados na Polinésia Francesa, não foi identificada a replicação do vírus em amostras do leite, assim como a doença não pode ser classificada como sexualmente transmissível. Também não há descrição de transmissão por saliva. É crescente a evidência de que o vírus pode ser sexualmente transmissível. Em maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou o guia interino de prevenção da transmissão sexual do vírus Zika. http://combateaedes.saude.gov.br/pt/tira-duvidas

     

    FALSA porque a vacina para combater o vírus Zika estará disponível para testes pré-clínicos a partir de novembro/2016. Resultado de parceria entre o Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde, e a Universidade Medical Branch do Texas, Estados Unidos, o estudo conta com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, conforme informação divulgada hoje (20 pelo ministério.

    De acordo com ministro Ricardo Barros, a pesquisa, que teria prazo inicial de 12 meses, está sendo antecipada para nove meses. “Isso mostra a importância do Instituto Evandro Chagas como célula fundamental de desenvolvimento de tecnologia em saúde no Brasil”, afirmou Barros.

    A vacina deverá ser administrada em dose única e utilizará o vírus Zika atenuado. Inicialmente, o público-alvo da imunização será de mulheres em idade fértil. Caso as fases de testes ocorram dentro do esperado, em dois anos a vacina deve estar pronta para produção em escala comercial.

    Inicialmente, a vacina não será aplicada em gestantes, mas o instituto também desenvolve outra tecnologia, a partir do DNA recombinante do vírus para ser utilizado em grávidas. Essa vacina deverá estar disponível para testes até fevereiro de 2017, segundo a previsão do Instituto Evandro Chagas. 

    LETRA E