SóProvas


ID
2152333
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Podemos dizer que as interações intermoleculares atuam diretamente nos pontos de fusão e ebulição das substâncias. Quanto mais fraca for a interação, mais fácil a dissociação se suas moléculas e menor o seu ponto de ebulição, por exemplo. Dentre as substâncias listadas abaixo, podemos dizer que a que apresenta a interação intermolecular mais fraca é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - Iodo

    Existem três tipos de interações intermoleculares. Elas servem somente para as substâncias que possuem ligações covalentes. São elas:
    - Pontes de Hidrogênio ou Ligações de Hidrogênio; (Ligação mais forte) - Esta interação intermolecular pode ser chamada também de Ligações de Hidrogênio. É realizada sempre entre o hidrogênio e um átomo mais eletronegativo, como flúor, oxigênio e nitrogênio. É característico em moléculas polares. Podem ser encontrados no estado sólido e liquido.
    É a ligação mais forte de todas, devida à alta eletropositividade do hidrogênio e à alta eletronegatividade do flúor, oxigênio e nitrogênio. De um lado, um átomo muito positivo e do outro, um átomo muito negativo. Isto faz com que a atração entre estes átomos seja muito forte. Por isso, em geral são sólidos ou líquidos.
    Exemplos:
    H2O, HF, NH3
    - Forças dipolo-dipolo, dipolo-permanente ou dipolar; (Intermediária) - Esta interação intermolecular pode ser chamada também de dipolo-permanente ou dipolar.
    Ocorre em polares. É menos intensa que as pontes de hidrogênio.
    Quando a molécula é polar, há de um lado um átomo mais eletropositivo e do outro, um átomo mais eletronegativo.
    Estabelece-se de modo que a extremidade negativa do dipolo de uma molécula se oriente na direção da extremidade positiva do dipolo de outra molécula.
    - Forças de London, Forças de Van der Waals ou dipolo-induzido. (Ligação mais fraca) - Esta interação intermolecular pode ser chamada também de dipolo-induzido ou Forças de Van der Waals.
    É a interação mais fraca de todas e ocorre em moléculas apolares. Neste caso, não há atração elétrica entre estas moléculas. Deveriam permanecer sempre isolados e é o que realmente acontece porque, em temperatura ambiente, estão no estado gasoso.
    São cerca de dez vezes mais fracas que as ligações dipolo-dipolo.
    A molécula mesmo sendo apolar, possui muitos elétrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, em um dado momento, de uma molécula estar com mais elétrons de um lado do que do outro. Esta molécula estará, portanto, momentaneamente polarizada e por indução elétrica, ira provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido), resultando uma fraca atração entre ambas. Esta atração é a Força de London.

    Fonte: http://www.soq.com.br/conteudos/em/ligacoesquimicas/p5.php

     

  • Não concordo com a resposta, pois apesar de na substância I2 ocorrer as interações do tipo forças de London, a polarizabilidade da molécula e grande, devido ao seu grande tamanho, a ponto do I2 ser sólido na temperatura ambiente e o H2S com interações do tipo dipolo-dipolo ser gás.