-
"Quando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro forem oficialmente encerrados, ficará para a história a melhor participação brasileira até aqui no evento. Poucos, porém, se lembrarão que a meta estabelecida antes da Olimpíada não foi cumprida. O objetivo era chegar ao top-10 do quadro de medalhas - pelo total de conquistas – e o Brasil ficou a três medalhas do décimo colocado."
Disponível em: http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/08/21/brasil-fica-a-tres-medalhas-do-top-10-e-governo-se-exime-de-culpa.htm
-
A Vunesp está apertando em atualidades hein...!!!
-
Não foi tão difícil.
-
A título de complementação: o Brasil ficou em 13°
https://olimpiadas.uol.com.br/quadro-de-medalhas/
Bons estudos
-
O Brasil conseguiu o seu melhor desempenho na história dos Jogos e ficou na décima terceira posição, com 19 medalhas. No entanto, o Brasil não atingiu a meta, que era ficar entre os dez primeiros no quadro de medalhas.
GABARITO -> [B]
-
Eu marquei "entre os 40". Como o Brasil pode querer ousar tanto se investe tão pouco no esporte?
-
Eventos esportivos de grande porte movimentam enormes quantias em dinheiro, possuem audiência gigantesca e são momentos importantes de demonstração de superioridade de atletas, clubes e nações. Devem ser acompanhados com atenção no momento de suas competições e especial cuidado com questões geopolíticas envolvidas. Sobre a classificação do Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro buscamos a alternativa correta.
A) Tradicionalmente são posições ocupadas por nações com investimentos no esporte muito superiores aos realizados no Brasil.
B) O ousado objetivo estava conectado ao fato de ser o pais sede. No entanto, acabou o evento na décima terceira posição. Teve sua melhor marca em Tóquio 2020, realizada em 2021 por conta da pandemia de Covid19 onde terminou em décimo segundo colocado.
C) O país já está nessa colocação desde antes dos jogos do Rio.
D) Grupo bastante heterogêneo de nações onde não são necessárias tantos pódios assim.
E) Seria um retrocesso em relação a participações anteriores como na edição de Londres onde o Brasil terminou em vigésimo segundo.
GABARITO DO PROFESSOR: B