SóProvas


ID
2152504
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ex-presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) morreu na manhã desta terça-feira (16.08.2016), no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Ele estava internado para tratamento de uma pneumonia desde julho. O corpo foi enterrado à tarde, no cemitério São João Batista. Ele completou 100 anos de idade no último dia 8 de maio. O brasileiro com raízes belgas foi um dos dirigentes mais importantes – e também mais questionados – da história do esporte mundial. Ele foi afastado do esporte em abril de 2013, quando renunciou ao cargo de presidente de honra da Fifa. Dois anos antes, ele já havia deixado de ser membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). Nos dois casos, foi acusado – ao lado de inúmeros outros dirigentes – de receber propinas da empresa de marketing ISL em troca de contratos de transmissão para a Copa do Mundo.

(G1, 16.08.2016. Disponível em: <http://goo.gl/Us0AHe> . Adaptado)

O texto trata do falecimento de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

     

    Morreu na manhã desta terça-feira (16), aos 100 anos de idade, no Hospital Samaritano, na zona Sul do Rio de Janeiro, o ex-presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), João Havelange. Ele estava internado para tratamento de uma pneumonia desde julho. No final do ano passado, Havelange foi internado no mesmo hospital em decorrência de problemas pulmonares. Ele completou 100 anos de idade no último dia 8 de maio. O brasileiro com raízes belgas foi um dos dirigentes mais importantes - e também mais questionados - da história do esporte mundial. Ele foi afastado do esporte em abril de 2013, quando renunciou ao cargo de presidente de honra da Fifa. Dois anos antes, ele já havia deixado de ser membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). Eleito para a Fifa em 1974, permaneceu à frente da entidade até 1998.

     

    http://www.brumadoagora.com.br/noticias/21343-2012/10/05/morre-no-rio-expresidente-da-fifa-joao-havelange

  • LETRA C

     

    Havelange transformou para sempre a face do futebol

     

    Legion d'Honneur. Ordem de Mérito Especial em Esportes. Comandante da Ordem do Infante Dom Henrique, Cavaleiro da Ordem de Vasa. Até 2011, João Havelange, que morreu aos 100 anos de idade, era um homem respeitadíssimo. Membro do Comitê Olímpico Internacional por quase 50 anos, ele foi fundamental para trazer a Olimpíada de 2016 para o Rio de Janeiro.

    Presidente da Fifa durante 24 anos, Havelange transformou radicalmente o futebol, fazendo dele um negócio bilionário. Quando assumiu a presidência da entidade, em 1974, a Fifa era praticamente uma entidade amadora. Ao deixá-la, seu patrimônio era de 4 bilhões de dólares. "Quando cheguei, encontrei uma casa velha e 20 dólares na cozinha", disse ele.

    Havelange, filho do belga Jean-Marie Faustin Goedefroid Havelange, que tinha a representação no Brasil de uma fabricante de armas, praticou natação, inclusive no rio Tietê, e polo aquático. Membro da seleção brasileira desse esporte, ele conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, em 1955. Participou da Olimpíada de 1936, em Berlim, como nadador, e da de 1952 como jogador de polo aquático.

    A carreira de dirigente de Havelange se inicia em 1948, à frente da Federação Paulista de natação. Havelange foi morar em São Paulo, pois se tornara sócio da Viação Cometa. Sua entrada no negócio deveu-se a imposições do governo Getúlio Vargas. O dono da empresa, o major italiano Tito Masciolli, foi obrigado a incluir sócios brasileiros para mantê-la aberta durante a Segunda Guerra Mundial.

    Fonte: Esporte - iG @ http://esporte.ig.com.br/futebol/2016-08-16/quem-foi-joao-havelange.html

     

  • O falecimento de personalidades torna-se uma notícia importante na medida em que repercute na mídia em geral. Elementos como, área de atuação, contribuição para a sociedade, e até mesmo a forma de sua morte devem ser conhecidos e acompanhados de forma proporcional a repercussão da notícia. O texto associado aborda noticia de falecimento de um importante dirigente de futebol e o enunciado questiona quem foi.

    A) Ex-presidente da CBF atualmente banido do futebol pelo recebimento de propinas em esquemas de negociações diversas envolvendo seu cargo. 

    B) Ex-presidente da CBF atualmente banido do futebol pelo recebimento de propinas em esquemas de negociações diversas envolvendo seu cargo, foi preso na Suíça onde passou seis meses recluso antes de ser transferido para os EUA onde foi solto posteriormente por causas humanitárias.

    C) Ficou famoso por promover o futebol e sua organização em escala planetária sendo devidamente homenageado por isso e em abril de 2013, aos 96 anos de idade, renunciou à Presidência de honra da FIFA para escapar de qualquer punição por seu envolvimento em casos de corrupção naquela federação.
    D) Dirigente originalmente do vôlei nacional, fez carreira a frente do Comitê Olímpico Brasileiro e seu maior feito foi contribuir para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Posteriormente foi afastado e preso envolvido numa das fases da operação Lava Jato acusado de manobras escusas para facilitar a escolha do Rio como sede dos jogos.  
    E) Dirigente de futebol foi presidente da CBF e condenado pela justiça norte-americana no escândalo conhecido como "caso FIFA". 

    GABARITO DO PROFESSOR: C