SóProvas


ID
2152660
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O conceito de Ponto de Função foi definido originalmente em 1977 na IBM e é padronizada internacionalmente pela ISO. Pode-se definir o conceito de Ponto de Função como sendo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    A Análise de Pontos de Função é um método padrão para medir o desenvolvimento de software do ponto de vista do usuário.

     

    Objetivos da Análise de Pontos de Função

     

    A Análise de Pontos de Função mede o software através da quantificação da funcionalidade que o software provê ao usuário, com base principalmente no projeto lógico.

     

    Com isto em mente, os objetivos da Análise de Pontos de Função são:

     

    • Medir a funcionalidade que o usuário solicita e recebe


    • Medir o desenvolvimento e a manutenção de software, independentemente da tecnologia utilizada para implementação.

     

    Fonte: Manual de Práticas de Contagem de Pontos de Função

  • Manual de Práticas de Contagem de Pontos de Função Versão 4.3.1 -0 IFPUG

    A Análise de Pontos de Função é uma técnica de medição das funcionalidades de um software sob o ponto de vista do usuário, ou seja, determina o tamanho funcional do software. Segundo o CPM, a técnica mede o software quantificando as tarefas e serviços (isto é, funcionalidade) que o software fornece ao usuário, primordialmente com base no projeto lógico.

    O Ponto de Função (PF) é a unidade de medida que tem por objetivo tornar a medição independente da tecnologia utilizada para a construção do software. Essa medida está diretamente relacionada aos requisitos de negócio que o software se destina a abordar, ou seja, busca medir o que o software faz e não como ele foi construído. Portanto, pode ser facilmente aplicada em uma ampla gama de ambientes de desenvolvimento e ao longo do ciclo de um projeto de desenvolvimento, desde a definição de requisitos até o uso operacional completo. A técnica fornece uma medida objetiva e comparativa que auxilia na avaliação, planejamento, gestão e controle da produção de software.