-
NBR 9050:2015
5.2.5.1 Permanente: Sinalização utilizada nas áreas e espaços, cuja função já está definida.
5.2.5.2 Temporária: Sinalização utilizada para indicar informações provisórias ou que podem ser alteradas periodicamente.
5.2.6.3 Sinalização tátil: É composta por informações em relevo, como textos, símbolos e braille.
5.4.6.4 Sinalização tátil e visual direcional: A sinalização tátil e visual direcional no piso deve ser instalada no sentido do deslocamento das pessoas, quando da ausência ou descontinuidade de linha-guia identificável, em ambientes internos ou externos, para indicar caminhos preferenciais de circulação.
-
Complementando...
É importante saber se a sinalização é permanente ou temporária porque isso influencia na forma que a informação e sinalização é disponibilizada.
exemplo:
Sinalização de emergência em Edificação/ espaço/ equipamentos:
Permanente: visual + tátil + sonora
Temporária: visual + sonora
-
Sinalização (classificação)
Advertência: sinais que independentemente de sua categoria, têm a prioridade de alertar prévio a uma instrução;
Instrução: Instrui uma ação de forma positiva e afirmativa. Em rotas de fuga ou situações de risco, devem preferencialmente ser não intermitentes, forma contínua;
Informativa: usada para identificar os diferentes ambientes ou elementos de um espaço ou de uma edificação;
Direcional: utilizada para indicar direção de um percurso ou a distribuição de elementos de um espaço e de uma edificação;
Emergência: Indica as rotas de fuga e saídas de emergência das edificações, dos espaços e do ambiente urbano, ou ainda alertar quando há um perigo.