SóProvas


ID
2154724
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere ao conhecimento da legislação do(a) assistente social regulamentada pela Lei n° 8.662/1993, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Letra A: Constitui atribuição privativa do assistente social: Dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas (art. 5°, XII)


    Letra B: Somente poderão exercer a profissão de Assistente Social: Os agentes sociais, qualquer que seja a denominação com funções nos vários órgão públicos - os quais não possuíam diploma em curso de Serviço Social, mas ganharam direito de serem reconhecidos como assistentes sociais em 1953 (art. 2°, III e Lei nº 1.889 de 1953)


    Letra D: O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) constituem, em seu conjunto, uma entidade com personalidade jurídica e forma federativa (art. 7º)


    Letra E: Compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior (art. 8º, V)

  •  a)Constitui-se atribuição não privativa do(a) assistente social dirigir serviços técnicos de serviço social em entidades privadas.
      b)Aos (Às) agentes sociais, qualquer que seja sua denominação com funções nos vários órgãos públicos, é vedada a prática da profissão de assistente social.
      c)A denominação Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS) foi alterada para Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS). 
      d)O CRESS e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) constituem, em seu conjunto, uma entidade com personalidade jurídica e forma, respectivamente, federativa e estadual.
      e)Compete ao CRESS funcionar como Tribunal Superior de Ética Profissional. 

  • Com a aprovação da lei de regulamentação da profissão, em junho de 1993, é modificada a nomenclatura das entidades CFAS para CFESS – Conselho Federal de Serviço Social e de CRAS para CRESS – Conselho Regional de Serviço Social, com as funções precípuas de normatizar, orientar, defender e fiscalizar o exercício profissional.