SóProvas


ID
2154838
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as proposições acerca do processo de catalogação.


I. Cabeçalho é a forma padronizada para um nome de uma pessoa, entidade, título ou assunto. Todo banco de dados de registros bibliográficos, automatizado ou manual, deverá exercer rígido controle sobre as formas padronizadas e criar listas de cabeçalhos autorizados.

II. As listas de cabeçalhos autorizados costumam ser denominadas de catálogos de autoridade. Os catalogadores têm acesso a catálogos em linha, para pesquisa de escolha e forma de cabeçalhos autorizados, como o da Biblioteca Nacional, que trata dos pontos de acesso secundários.

III. Para catalogação de monografias impressas (livros, folhetos, teses, dissertações e outros) dá-se preferência à fonte secundária de informação para a transcrição dos elementos: a folha de rosto. Quando um elemento for retirado de fora da fonte, deve ser colocado entre colchetes.

IV. Quando um item se constitui de mais de uma obra produzida por diferentes autores, sob a direção de um organizador ou coordenador, trata-se de uma coletânea. Se a coletânea possui um título comum, ou título coletivo, que reúna todas as obras, tem ponto de acesso principal por este título coletivo.

V. Na construção de notas de conteúdo, a primeira nota refere-se às bibliografias. Quando as bibliografias, ou referências bibliográficas, encontram-se no início de cada capítulo, a Biblioteca Nacional estabeleceu a nota formal “não inclui bibliografias”.


Assinale a alternativa que contempla todos os itens nos quais as proposições estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Mey (2003, p. 6, 9, 40):

    Cabeçalho é a forma padronizada para um nome de pessoa, entidade, título ou assunto. Todo banco de dados de registros bibliográficos, automatizado ou manual (um catálogo em fichas, por exemplo), deverá exercer rígido controle sobre as formas padronizadas e criar listas de cabeçalhos autorizados, ou seja, formas permitidas de uso. Tais listas costumam ser denominadas catálogos de autoridade. Os catalogadores sempre têm acesso a catálogos em linha, para pesquisa de escolha e forma de cabeçalhos autorizados, como o da Biblioteca Nacional (www.bn.br).

    R. 1.0A1. Fontes de informação. Dá-se preferência à fonte principal de informação para a transcrição dos elementos. As regras .0 do início de cada capítulo indicam as fontes de informação, relativas a cada tipo de material, especificando a área.

    R. 2.0B2. Fontes de informação para monografias impressas. A fonte principal é a página de rosto. Quando um elemento é retirado de fora da fonte de informação prescrita para esse elemento, deve ser colocado entre colchetes.

    R. 1.7B18 e R. 2.7B18. Notas de conteúdo. A primeira nota refere-se às bibliografias. Quando as bibliografias, ou referências bibliográficas, encontram-se ao final de cada capítulo, a Biblioteca Nacional estabeleceu a nota formal ‘Inclui bibliografias’.

    Gab. E

    MEY, Eliane Serrão Alves. Não brigue com a catalogação! Brasília : Briquet de Lemos / Livros, 2003.