SóProvas


ID
2156275
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia

Ao aprender o significado que a Sociologia atribui ao processo de socialização e as maneiras como este processo se desenvolve, o estudante poderá ampliar sua visão e consciência sobre os mecanismos que operam na sociedade e que dizem respeito à vida cultural. Sobre o ensino do tema, segundo as recomendações do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Para trabalhar este eixo é importante ter em mente o argumento de Weber de que o advento do capitalismo significou uma ruptura radical com toda ordem precedente.

II. A ideia de uma sociedade moderna desprovida de “sentido” ou de “espírito”, característica também da abordagem marxiana, aproxima, ainda que por razões distintas, as imagens de modernidade de Marx e Weber.

III. O argumento durkheimiano de que o antagonismo entre classes na sociedade moderna era fruto de um sistema “forçado” de divisão do trabalho, projeta uma imagem pessimista da modernidade, na qual o individualismo e o egoísmo predominavam sobre a solidariedade e a integração social.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    I- ERRADA:  O argumento é de Marx e não de Weber. Para trabalhar este eixo é importante ter em mente o argumento do Manifesto Comunista, de que o advento do capitalismo significou uma ruptura radical com toda ordem precedente. Apesar de seu caráter panfletário, o Manifesto Comunista é visto como um documento que pioneiramente descreve as características da modernidade, que podem ser resumidas na frase “tudo que é sólido desmancha no ar”.

    II- ERRADA: A abordagem não é marxiana, mas sim weberiana.  A idéia de uma sociedade moderna desprovida de “sentido” ou de “espírito”, característica, também, da abordagem weberiana, aproxima, ainda que por razões distintas, as imagens de modernidade de Marx e Weber.

     

    Fonte: Proposta Curricular Sociologia