SóProvas


ID
215641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de engenharia de requisitos, julgue o item subsequente.

O levantamento de requisitos é realizado ao final da primeira versão de um protótipo, para se definir, junto aos envolvidos no processo, quais são as premissas básicas para o início do entendimento das funcionalidades desejadas.

Alternativas
Comentários
  • É feito ao mesmo tempo,  clientes e desenvolvedores ficam em constante interação, podem ocorrer diversas versões de protótipo até se chegar em um entendimento correto do requisito.

  • Questao errada, pois não há como ser feito um protótipo sem ao menos fazer a primeira parte da engenharia de requisitos que é o levantamento dos requisitos. A prototipagem pode ser realizado durante varias fases da eng. de requisitos inclusive na fase de levantamento. Portanto o protótipo é uma técnica de levantamento e identificação de requisitos assim como questionário, entrevista, JAD, etc são. A questão está tratando o protótipo como uma fase da engenharia de requisitos, mas na verdade o protótipo é uma técnica para levantamento de requisitos.

  • Questão totalmente errada. Eu vou fazer o protótipo com base em que? Precisa ser antes da primeira versão.

    Abraços e bons estudos.
  • Questão incorreta. O processo de levantamento de requisitos utiliza protótipos para melhor entendimento e obtenção dos requisitos. No livro "Engenharia de Software" do autor SommerVille, encontramos o seguinte trecho:
    [...]
    A obtenção de requisitos é o processo que reúne informações sobre o sistema proposto e os existentes para obter os requisitos de usuário e de sistema com base nessas informações. As fontes de informações, durante a fase de obtenção de requisitos, incluem documentação, stakeholders de sistema e especificações de sistemas similares. A interação com os stakeholders ocorre por meio de entrevistas e observações, podendo ser usados cenários e protótipos para auxiliar na obtenção dos requisitos.
    [...]
  • Etapas da Engenharia de Requisitos

    • Concepção;
    • Levantamento;
    • Elaboração;
    • Negociação;
    • Especificação;
    • Validação;
    • Gestão de Requisitos.

    Concepção

    Concepção inicial do software. O objetivo desta etapa é entender o problema, quais os envolvidos, a natureza da solução e iniciar o processo de comunicação entre clientes e colaboradores.

    Levantamento

    Perguntar aos envolvidos no projeto:

    • Qual o objetivo do produto?
    • Como o produto se enquadra nas necessidades do negócio?
    • Como o produto será utilizado?

    Entretanto, existem diversos problemas nesse ponto do projeto:

    Problemas de escopo: Não se identifica corretamente os limites do que o Software deve ou não fazer, muitas vezes requisitos técnicos desnecessários confundem o entendimento da solução esperada;

    Problemas de entendimento: O cliente não tem dominio suficiente do problema, não conhece o potencial de uma solução computacional, omite informações óbvias, entre outros;

    Problemas de volatividade: Os requisitos mudam ao longo do tempo.

    Elaboração

    Refinamento das informações obtidas na etapa anterior com a inclusão de modelagens de cenários de interação do usuário com o sistema e modelagem das classes envolvidas tanto como a relação entre elas.

    Negociação

    É frequente que após a etapa de elaboração muitos requisitos não estejam de acordo com a disponibilidade de recursos disponíveis ou ainda sejam conflitantes entre si. Nesse ponto os requisitos são avaliados junto ao cliente e podem ser excluídos, combinados ou ainda serem acrescentados novos requisitos.

    Especificação

    A especificação é a apresentação formal dos dados obtidos até o momento podendo incluir gráficos, textos em linguagem natural, modelagem de cenários ou um protótipo. O principal é que a especificação possa guiar o desenvolvimento futuro indicandos os limites do software com as suas possibilidades e limitações.

    Validação

    Nesse ponto, todos os envolvidos (clientes, colaboradores e usuários) avaliam os requisitos em busca de erros de interpretação, ambiguidade e omissões. Pode ser usado um modelo de questões checklist para validar os requisitos.

    Gestão de Requisitos

    A gestão de requisitos é o processo que visa identificar, controlar e rastrear requisitos e modificações nos requisitos ao longo de um projeto. Em projetos de grande porte com centenas de requisitos é essencial um modelo formal, muitas vezes baseado em tabelas que cruzam estes requisitos com os aspectos do sistemas como interface e dependências. Para projetos menores esse processo pode ser feito de forma mais informal.