SóProvas


ID
2156554
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

TEXTO I

     Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como “os brasis”, ou “gente brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.

SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil: a construção de um povo. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000 (adaptado).


TEXTO II

      Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão díspares quanto os tupinambás e os astecas. SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.

Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da

Alternativas
Comentários
  • Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

    Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. Isso pode representar um problema, porque frequentemente dá origem a preconceitos e ideias infundamentadas.

    Fonte: https://www.significados.com.br/etnocentrismo

     

  • Os colonizadores europeus, imbuídos de uma visão eurocêntrica, não se preocupavam em entender e compreender os costumes e diferenças culturais de cada povo conquistado. Todos acabavam sendo considerados a mesma coisa: indivíduos que seriam salvos pela civilização e catequização trazidas pelos europeus.
     A resposta correta é a letra C. 
  • espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão díspares quanto os tupinambás e os astecas.

    as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.

    Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro

     

    Esses três trechos da questão respondem a mesma. 

    Analisando a letra c,pelo entendimento de que  há uma compreensão de que a etnia que estã no centro seria a do europeu ,em relação á população do território dominado .

     

  • Resposta C

    ------------------------

    Na presente questão, o etnocentrismo mencionado é o europeu, calcado na civilização ocidental cristã e que tendia a ver, nos povos ultramarinos, populações “inferiores”, diferentes dos povos da Europa, mas indiferenciadas quando vistas em conjunto.

  • Durante a expansão marítima, a colonização realizada pelos europeus era dotada de um etnocentrismo (Minha cultura é melhor que a dos outros, eu sou melhor que todo mundo, ninguém pode comigo, enfim... Vários outros idens). Prova disso, foi a quase completa dizimação das populações nativas e a imposição dos valores europeus ao restante.

     

    Resposta -> C

  • Apenas complementando, para bom entendimento:

    os verbos Haver (sentido de existir/acontecer), Fazer (sentido de tempo decorrido) e aqueles que indicam Fenômenos da Natureza (como Chover, Amanhecer etc) são IMPESSOAIS, portanto, não possuem sujeito.

  • Letra C

    Etnocentrismo = Visao de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.

    Na época do colonialismo os portugueses pensavam assim, os ingleses pensavam assim, os franceses pensavam assim, os espanhóis pensavam assim.

  • Os colonizadores europeus, imbuídos de uma visão eurocêntrica, não se preocupavam em entender e compreender os costumes e diferenças culturais de cada povo conquistado. Todos acabavam sendo considerados a mesma coisa: indivíduos que seriam salvos pela civilização e catequização trazidas pelos europeus.

     A resposta correta é a letra C. 

  • GABARITO - C

    Os portugueses tiveram um caráter etnocêntrico diante do primeiro contato com os nativos da América.

    CAVEIRA!