SóProvas


ID
2156614
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia

A promessa da tecnologia moderna se converteu em uma ameaça, ou esta se associou àquela de forma indissolúvel. Ela vai além da constatação da ameaça física. Concebida para a felicidade humana, a submissão da natureza, na sobremedida de seu sucesso, que agora se estende à própria natureza do homem, conduziu ao maior desafio já posto ao ser humano pela sua própria ação. O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui, para a teoria ética, uma terra de ninguém.

JONAS, H. O princípio da responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2011 (adaptado).

As implicações éticas da articulação apresentada no texto impulsionam a necessidade de construção de um novo padrão de comportamento, cujo objetivo consiste em garantir o(a)

Alternativas
Comentários
  • Uma das principais promessas dos arautos da tecnologia moderna desde finais do século XIX era a grande capacidade de submeter a natureza aos saberes humanos. A razão seria capaz de não apenas desvendar os segredos do mundo e do universo como de produzir uma vida sem dor, sem morte, sem desalento, levando a humanidade para um outro nível de relação desprendido das limitações construídas na superstição. A separação entre natureza e sociedade, porém, nos leva agora para uma nova fronteira na qual a própria humanidade se vê ameaçada pelo desenvolvimento tecnológico seja pela capacidade de extermínio programado, tendo o nazismo como um exemplo máximo, seja na destruição da vida a partir da produção inconsequente de lixo ou na proliferação de armas com capacidade para destruir todo o planeta diversas vezes. A teoria ética se vê, portanto, diante de um cenário nebuloso de poucas certezas no qual a própria manutenção da vida está ameaçada. Resposta B.

    Gabarito do professor: Letra B


  • Resposta: B.

     

    A questão associa a tecnologia moderna à ideia de ameaça e de riscos resultantes do domínio da natureza pelo homem. Assim, este contexto sugere a necessidade de construção de uma ética (inexistente até o momento, já que esse novo campo constitui uma "terra de ninguém") que busque assegurar a sobrevivência das gerações futuras.

     

    Fonte: Vestibular.uol

  • Gabarito B

    A questão se refere ao filósofo alemão, Jonas Hans, (dá pra ver ali na fonte o livro "O princípio das responsabilidades"), ele é conhecido pela máxima "Age de tal modo que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida autenticamente humana sobre a Terra.", que é justamente a resposta da questão.

  • A bioética ocupa-se em estudar o impacto de práticas biológicas que despertam disparidades morais. A noção de sustentabilidade surge da preocupação com o uso exacerbado de tecnologias nas sociedades atuais. Portanto, há uma maior preocupação quanto ao que vai acontecer com as próximas gerações.

    Equipe Descomplica

  • Letra B

    ...O principio da responsabilidade...

    O desenvolvimento da tecnologia está atrelado com o capitalismo desenfreado, e a globalização, que para esses processos ocorrerem é necessário de capital, que é extraído principalmente, da exploração de recursos naturais, ameaçando o planeta terra, consequentemente as gerações futuras, em que vão viver em situações de desgaste dos recursos naturais, onde um dia estes irão ter fim.

  • A galera de exatas dança nesse tipo de questão KKK ;-;