SóProvas


ID
2156632
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

TEXTO I

      Mais de 50 mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015. Budapeste lançou os “trabalhos preparatórios” para a construção de um muro de quatro metros de altura e 175 km ao longo de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores. “Uma resposta comum da União Europeia a este desafio da imigração é muito demorada, e a Hungria não pode esperar. Temos que agir”, justificou o ministro.

               Disponível em: www.portugues.rfi.fr. Acesso em: 19jun. 2015 (adaptado).


TEXTO II

      O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) critica as manifestações de xenofobia adotadas pelo governo da Hungria. O país foi invadido por cartazes nos quais o chefe do executivo insta os imigrantes a respeitarem as leis e a não “roubarem” os empregos dos húngaros. Para o ACNUR, a medida é surpreendente, pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio governo do país.

         Disponível em: http://pt.euronews.com. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado).

O posicionamento governamental citado nos textos é criticado pelo ACNUR por ser considerado um caminho para o(a)

Alternativas
Comentários
  •  Trata-se de interpretação do texto. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) mostra-se surpreso pela posição do governo da Hungria, em apoiar a construção de um muro e propagar um discurso que reforça a xenofobia, ou seja, a discriminação contra o estrangeiro.




    A resposta correta é a letra E.






  • Resposta E

    ------------------------

    A Europa vem enfrentando sérios problemas relacionados com tentativas de entrada de refugiados. Só até o início de novembro de 2016, desde janeiro, mais de 4200 pessoas morreram tentando cruzar o Mediterrâneo ou em longas caminhadas pelo interior europeu. 
    Nesse contexto, a xenofobia (aversão a estrangeiros) ganha força junto aos europeus, que temem o aumento da concorrência no mercado de trabalho, além de atribuírem aos estrangeiros a responsabilidade por problemas como criminalidade e atentados terroristas.

  • Fica bem claro que a ideia principal é a discriminação pelos imigrantes. No próprio texto fica evidente: pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio governo do país. XenofobiaPreconceito com os estrangeiros  

    Com isso,o governante acaba fortalecendo a ideia de discriminação com essas cidadões

  • A situação descrita da Hungria é de xenofobia, ou seja, aversão aos estrangeiros. Num momento de crise humanitária de refugiados em razão da guerra civil da Síria, a Europa é o principal destino dos que migraram forçosamente. Na Europa tem ocorrido um aumento do preconceito contra estrangeiros, que tem sido chamado de Islamofobia. O preconceito ocorre de várias formas: na sociedade civil e através de práticas políticas dos países, como as leis imigratórias que são cada vez mais rígidas. Medidas como a descrita acima colaboram para o fortalecimento das práticas de discriminação.

    Gabarito: E

  • No contexto atual, a imigração dos refugiados tem sido uma grande questão, principalmente nos países europeus. Nesse sentido, alguns governos têm assumido uma postura contrária a entrada destes. A estratégia adotada pela Hungria na construção do muro institucionaliza o sentimento de xenofobia, que comumente é associado a uma pequena parcela da população.

    Letra E

  •  Trata-se de interpretação do texto. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) mostra-se surpreso pela posição do governo da Hungria, em apoiar a construção de um muro e propagar um discurso que reforça a xenofobia, ou seja, a discriminação contra o estrangeiro.

    A resposta correta é a letra E.

  • Refazendo essa questão, eu iria fazer esse comentário há um ano atrás só que acabei não fazendo. Por curiosidade, querendo ou não esses países do leste europeu são os menos suscetíveis a ataques terroristas, ou seja, em outras palavras são os MAIS SEGUROS, justamente por terem peitado a entrada de imigrantes vindo do Oriente Médio, coisa que a União Europeia queria impor, e obrigou a França, Alemanha e os restantes dos países do bloco a fazerem.

    Moral: hoje os países "maiores" (França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Suécia...) que receberam maiores quantidades de refugiados estão passando por problemas sociais, assim como, uma grande onda de violência, ataques terroristas e perda da identidade cultural.

    Já os do leste europeu, são os mais seguros e tem quase zero de incidência a ataques terroristas, posso da um exemplo de país- A Polônia - que depois que iniciou as politicas de fechamento das fronteiras não teve 1 ataque terrorista nos últimos 10 anos.

    Por fim, agora os países estão revendo as politicas de fronteiras e estão barrando a entrada de imigrantes, porém, os islâmicos já se infiltraram nesses países e se não quiserem perder a identidade Cultural terão que colocar medidas duras contra esse povo.

    Bons estudos!!

  • moro 20222