SóProvas


ID
2156710
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O morcego emite pulsos de curta duração de ondas ultrassônicas, os quais voltam na forma de ecos após atingirem objetos no ambiente, trazendo informações a respeito das suas dimensões, suas localizações e dos seus possíveis movimentos. Isso se dá em razão da sensibilidade do morcego em detectar o tempo gasto para os ecos voltarem, bem como das pequenas variações nas frequências e nas intensidades dos pulsos ultrassônicos. Essas características lhe permitem caçar pequenas presas mesmo quando estão em movimento em relação a si. Considere uma situação unidimensional em que uma mariposa se afasta, em movimento retilíneo e uniforme, de um morcego em repouso.

A distância e velocidade da mariposa, na situação descrita, seriam detectadas pelo sistema de um morcego por quais alterações nas características dos pulsos ultrassônicos?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, tem-se que:
    a) intensidade: diminuirá, pois é inversamente proporcional à distância.
    b) tempo de retorno: aumentará, pois como a distância está aumentando, as ondas refletidas demorarão mais tempo para retornar o eco.
    c) frequência percebida: diminuirá, pois devido à distância as ondas refletidas possuirão um comprimento de onda maior do que as ondas incidentes.

    Resposta A)






  • Resposta A

    ------------------------

    A medida que a mariposa se distancia do morcego (em repouso), a intensidade dos “ecos” recebidos por este animal, fruto da reflexão dos ultrassons na mariposa, diminui. O intervalo de tempo de retorno desses “ecos”, por sua vez, aumenta em decorrência da distância crescente percorrida pelas ondas. Já a frequência dos “ecos” recebidos pelo morcego é menor que a frequência dos ultrassons emitidos. Isso ocorre devido ao Efeito Doppler.

     

    quem não se lembra do Sheldon Cooper fantasiado de Efeito Doppler? , KKKKKKKKkkkkk

  • Resolução da questão pelo canal Stoodi no YouTube:

     

    https://youtu.be/WFZZ-5gI9lI

  • Intensidade = potência/área. Área = aumentou, logo a intensidade diminuiu. Potência e intensidade são diretamente proporcionais, logo, se diminuir a intensidade a potência (ou a frequência) também irá diminuir. Por eliminação, letra A!

  • Não precisa desse mimimi todo. É só analisar bem:

    Se ela se afasta, a distância aumenta e, portanto, o comprimento da onda aumenta também;

    Mais comprimento = menos frequência, logo, essa será reduzida;

    Por fim, como ele se afasta, sua intensidade será menor.

    Letra A.

  • Errei por falta de interpretação....

  • Ao aumentar a distância, a intensidade diminui, Ao aumentar a distância, mantendo-se a velocidade constante, o tempo de retorno também aumenta. No afastamento entre a fonte emissora e o objeto, ocorre a redução da frequência percebida (efeito Doppler).

    Letra A

  • A distância aumenta, o cumprimento aumenta, a frequência diminui, a intensidade diminui e o tempo gasto aumenta pelo aumento da distância

  • pela análise da fórmula, v = Y. f, e do que foi dito no enunciado " movimento retilíneo uniforme " (logo a velocidade é constante), você deveria entender que a f e Y seriam, obrigatoriamente, inversamente proporcionais pra manter o valor da velocidade. Com isso, cada vez mais afastada, a mariposa passa a emitir ondas de comprimento menores ( Y menor ) e, consequentemente, f maior. Intensidade basta associar por amplitude.

  • Intensidade diminuída,só pensar que a distância ta aumentando

    Tempo de retorno aumentado, porque também a distância está aumentando

    Frequência percebida diminuída pois frequencia percebida (f') = v som + v ob / bla blá . frquência

    Desconsiderando as velocidade f' = V / , logo quanto maior a distância menor a frequência e vice-versa Y (comprimento de onda)

    PORTANTO LETRA A

    SÓ EXPLIQUEI MAIS A DE FREQUÊNCIA POIS FOI A DETERMINANTE PARA OS ERROS QUE HOUVERAM