-
As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma que ocorre entre a transição da terra e mar, onde normalmente há uma mistura de água doce e salgada chamado manguezal . Tais características descritas na questão representam bem este tipo de bioma, pois essa vegetação utiliza de adaptações para fazer o processo de respiração (raízes aéreas) e há uma necessidade de excreção de sal que naturalmente é absorvido pelo fato de estar inserido em um ambiente em que pode haver uma grande concentração de sal.
Alternativa correta: D
-
Bioma caracterizado pelo solo lamacento, com baixa oxigenação, no qual as raízes apresentam pneumatóforos para captação do gás. Por estar localizado na região costeira, a salinidade da água exige da vegetação glândulas nas folhas para eliminação do excesso de sais.
Fonte: Vestibular Uol
Gabarito: d.
-
Não seria a Letra C, pois o Pantanal é banhado por Rios, assim, não há necessidade das glândulas nas folhas que elemina sais.
Ex: Pantanal, é banhado pelo rio Paraguai.
-
Resolução da questão pelo canal Stoodi no YouTube:
https://youtu.be/ncTEeibhavo
-
Os manguezais possuim especificamente essas descrições supramencionadas no enunciado da questão, observe: a região de lodo presente nos manguezais e o baixo indice de O2 dissolvido obrigou ao longo do tempo os mangues à desenvolver pneumatóforas, que são raízes externas que captam mais O2 e escoras, que são raízes insoladas que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação(O2 dissolvido - []) do substrato.
-
"... substrato lamacento"
-
"MANGUE SAL " Solo salino e lodoso.
-
Cerrado: Características adaptativas das plantas que vive em região que o solo é pobre em sais minerais, ácido e rico em alumínio. Além disso, essas plantas possuem adaptações ao fogo. Casca grossa e galhos retorcidos.
Pampas: A vegetação do pampa é majoritariamente composta por gramíneas e plantas rasteiras. Árvores e pequenos arbustos também podem ser encontrados na região, mas em minoria.
Pantanal: Existem plantas hidrófilas, que são aquelas que se desenvolvem nas áreas permanentemente alagadas, ou seja, plantas que sobrevivem a umidade extrema. Mas existem também plantas xerófilas, que são aquelas que não dependem de grande quantidade de água para sobreviver, as quais acontecem nas áreas altas e secas do Pantanal.
Mata dos cocais: Apresenta uma biodiversidade de espécies de palmeiras, dentre as quais o açaí. Rica em espécies nativas de arbustos (menores altitudes); As folhas das palmeiras deste bioma são grandes e finas; Dentre as árvores presentes nesta zona de transição (está localizada entre a Floresta Amazônica e a Caatinga), a maioria são o babaçu, buriti, carnaúba e oiticica.
Resposta correta é a Letra D.
-
'permitindo forte ancoragem no substrato lamacento'' : o enunciado nos deu a respota.
-
Letra D
...LAMACENTO...característica de um manguezal...
-
As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma que ocorre entre a transição da terra e mar, onde normalmente há uma mistura de água doce e salgada chamado manguezal . Tais características descritas na questão representam bem este tipo de bioma, pois essa vegetação utiliza de adaptações para fazer o processo de respiração (raízes aéreas) e há uma necessidade de excreção de sal que naturalmente é absorvido pelo fato de estar inserido em um ambiente em que pode haver uma grande concentração de sal.
Alternativa correta: D
-
PEQUENO RESUMO DOS BIOMAS BRASILEIROS:
• Caatinga: localiza-se no sertão nordestino, com clima quente e seco, com uma vegetação formada por plantas xerófitas.
O fato do solo ser raso é que predomina menos o intemperismo químico, ou seja a concentração de chuva é menor.
Algumas adaptações devem ser consideradas na vegetação entre elas:
RAIZES --» longas para alcançar os lençóis freáticos.
FOLHAS --» substituída por espinhos para evitar a perda excessiva de agua.
-Presença de cutículas para impermeabilizar e evitar perda de agua.
CAULES --» suculentos, ricos em nutrientes e agua e é nessas estruturas em que há a presença de estômatos e a realização da fotossíntese.
• Cerrado: é o segundo maior bioma brasileiro, localizado na região centro-oeste. Possui estação seca e chuvosa bem definida. A vegetação possui adaptações para captação de água.
• Floresta Amazônica: maior bioma do Brasil, localizado na região norte e de clima quente e úmido. Possui a maior biodiversidade do planeta, tanto de fauna quanto de flora.
• Manguezal: bioma ecótono entre rios e mares, sofre frequentes inundações. Sua vegetação adaptada para o solo encharcado e salino. É uma região de berçário de espécies marinhas.
• Mata Atlântica: Presente em quase todo o litoral brasileiro. Possui um clima quente e úmido, além de uma alta riqueza de espécies, alto endemismo(só tem lá) e epifitismo.
• Mata de Araucárias: localizada na região Sul do país, caracteriza-se pela presença de pinheiros, principalmente o pinheiro-do-paraná, também conhecido como Araucária.
• Mata dos Cocais: zona de transição entre Caatinga e Amazônia. Predomínio da vegetação (babaçu\carnaúba).
• Pampas: localizado no sul, é uma região de alta produtividade primária líquida e muitas gramíneas.
• Pantanal: ocorre uma divisão de estações seca e chuvosa bem definida. Nas estações chuvosas há
muitos alagamentos de suas planícies. Possui uma alta biodiversidade.
• Restiga: As florestas de restinga são formações vegetais que ocorrem do Nordeste Brasileiro até o Sul do Brasil, em áreas de solo arenoso e pobres em nutrientes do litoral. A vegetação varia desde arbustos e moitas até florestas com árvores de 15 m de altura.
EX: os matos que tem na praia.
-
o manguezal não é um bioma oficial , não entendi :(