SóProvas


ID
2156800
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlara reabsorção de água pelos túbulos renais.

Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?

Alternativas
Comentários
  • O hormônio que é liberado em pacientes que possuem a diabetes insipidus, chamado de hormônio antidiurético (ADH) estimula a reabsorção de água pelos túbulos renais, assim, produzindo mais urina, deixando-o desidratado.


    Alternativa correta: E

  • O sintoma clássico de um paciente acometido por diabete insipidus é a DESIDRATAÇÃO porque a carência do ADH aumenta o volume de urina excretada, diminuindo a reabsorção de água nos nefrons.

     

    Fonte: Vestibular Uol

     

    Gabarito: E.

  • era somente ler com atenção a questão. ela fala do papel da ADH(vasopressina) na diabetes insipidus, ou seja, se o ADH está com deficiencia ocorre a maior liberação de agua e consequentimente a desidratação. 

  • Resolução da questão pelo canal Stoodi no YouTube:

     

    https://youtu.be/j9Ss91otMm0

  • GABARITO: LETRA E

  • As pessoas com esse tipo de diabetes tem dificuldade em reter água nos tecidos,isso faz com que elas tenha que urinar mais que o comum,já que esse excesso é excretado pelos rins.

     

    R = Letra "E"

  • No final do enunciado: ....neuro-hipófise para controlara reabsorção de água pelos...... dava para sacar que era a letra E

  • Diabetes mellitus => Tipo 1(insulino dependente); Tipo 2(receptores)

    Diabetes insipidus => ADH(Vasopressina)-Reabsorção de H2O nos Rins...

    Letra E

  • O ADH é responsável pela reabsorção da água para o sangue, o qual ocorre no Nefron (unidade funcional do RIM). Com a inibição do ADH a água não é reabsorvida, promovendo a desidratação.

    Por conta disso ocorre a desidratação em pessoas com diabetes insipidus, pois a agua não é bem absorvida para o sangue, isto por causa da inibição do ADH.

  • A pessoa que tem deficiência desse hormônio (ADH), seu rim não consegue reabsorver a água como deveria, o que faz com que ela faça xixi a todo tempo causando uma desidratação.

    Uma pessoa que ingere álcool também fica desidratada, pois este hormônio é inibido de reabsorver a água, o que causa também uma desidratação, por isso essas pessoas bebem tanta água depois de ingerirem álcool.

  • Os rins são responsáveis pela osmorregulação do organismo humano. Por meio de dois hormônio principais, o antidiurético (ADH) e a aldosterona, eles controlam a concentração de água a sais mineiras no sangue.

    ADH-ANTIDIURÉTICO = Promove a reabsorção de água pelos túbulos renais.

    ALDOSTERONA = Faz regulação do balanço de sódio e potássio no sangue.

    Como a diabete insipidus afeta o ADH, o organismo vai ter dificuldade de reabsorção de água, ocasionando na sua consequência, a desidratação ( baixa concentração de água)

  • Letra E

    A falta de ADH ou sua não-atuação caracteriza a diabetes insipidus, cuja característica é a micção continua e volumosa, pois o ADH é o hormônio responsável pela reabsorção de água nos néfrons, através da abertura das aquaporinas. Como a reabsorção é baixa, o volume urinário aumenta, caracterizando uma desidratação.