SóProvas


ID
215713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo de desenvolvimento de software contém a descrição
de uma abordagem para a construção de sofware. A UML (unified
modeling language) é uma linguagem visual para especificar,
documentar e construir os artefatos de sistemas orientados a
objetos. Quanto ao ambiente de desenvolvimento de sistemas
orientados a objetos, julgue o item a seguir.

O processo unificado (PU) é um processo iterativo para a análise de projetos orientados a objetos, no qual o trabalho e as iterações são organizados em três fases principais: concepção, elaboração e construção.

Alternativas
Comentários
  • O Processo Unificado divide o projeto em quatro fases:

    1 - Concepção
    2 - Elaboração
    3 - Construção
    4 - Transição

  • Complementando a resposta do colega abaixo:

    O Processo Unificado organiza suas iterações em quatro fases principais:

    1. Concepção: o objetivo desta fase é levantar, de forma genérica e pouco precisa, o escopo do projeto. Não deve existir aqui a pretensão de especificar de forma detalhada requisitos, a idéia é ter uma visão inicial do problema, estimar de forma vaga esforço e prazos e determinar se o projeto é viável e merece uma análise mais profunda.
    2. Elaboração: na fase de elaboração todos (ou a grande maioria dos requisitos) são levantados em detalhes. Numa primeira iteração um ou dois requisitos, os de maior risco e valor arquitetural, são especificados em detalhes. Estes são implementados e servem como base de avaliação junto ao usuário e desenvolvedores para o planejamento da próxima iteração. Em cada nova iteração na fase de elaboração pode haver um seminário de requisitos, onde requisitos antigos são melhor esclarecidos e novos são detalhados. Ao fim da fase, 90% dos requisitos foram levantados em detalhes, o núcleo do sistema foi implementado com alta qualidade, os principais riscos foram tratados e pode-se então fazer estimativas mais realistas.
    3. Construção: implementação iterativa dos elementos restantes de menor risco e mais fáceis e preparação para a implantação.
    4. Transição: testes finais e implantação.

  • Na sétima edição Eng. SW Pressman Pag. 73, ele cita mais uma fase: Fase de Produção.

    "Coincide com a atividade do emprego do processo genérico. Durante essa fase, monitora-se o uso contínuo do SW, disponibiliza-se suporte para o ambiente operacional,  realiza-se e avalia-se relatórios de defeitos"
  • 1. Dica para decorar as 4 fases: CON ELA CONTRA! (CONcepção, ELAboração, CONstrução, TRAnsição)