SóProvas


ID
2158189
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Engenharia de Requisitos utiliza algumas técnicas que apoiam as atividades de levantamento de requisitos, sendo a entrevista uma das mais utilizadas. Uma entrevista pode ser estruturada de formas diferentes, como na estrutura em

Alternativas
Comentários
  • PQP senhor examinador! Vou mandar um abraço para sua mãe por trás. E a banca? Claro, sempre ela: Fundação Copia e Cola. Fiquei entre "A" e "E"

     

    Gabarito E

     

    Estrutura da Entrevista

     

    Diz respeito à organização das questões em uma seqüência lógica. Há quatro formas básicas de se estabelecer a seqüência das questões:

     

    Estrutura de Pirâmide (Abordagem Indutiva): inicia com questões bastante detalhadas, geralmente objetivas, e, à medida que a entrevista progride, questões mais gerais, subjetivas, são colocadas. Útil para situações onde o entrevistado parece relutante em abordar um assunto determinado ou se o engenheiro de software deseja obter uma finalização sobre o assunto. GABARITO

     

    Estrutura de Funil (Abordagem Dedutiva): inicia com questões gerais subjetivas e à medida que a entrevista avança, perguntas mais específicas, usando questões objetivas, são feitas. Esta estrutura provê um meio fácil e não ameaçador para se começar uma bateria de entrevistas. Permite levantar bastante informação detalhada, sendo desnecessárias longas seqüências de questões objetivas e de aprofundamento.

     

    Estrutura de Diamante: Combinação das duas anteriores: começa com questões específicas, passa a questões gerais e fecha a entrevista novamente com questões específicas. Freqüentemente, é a melhor forma de se estruturar uma entrevista, já que mantém o interesse do entrevistado em uma variedade de questões. Contudo, tende a ser mais longa.

     

    Entrevista Não Estruturada: Não há uma definição da seqüência das questões. De acordo com o andar da entrevista, caminhos possíveis são avaliados e a seqüência é estabelecida. Requer mais tempo. Vale ressaltar que, ainda que a seqüência das questões não seja definida a priori, as questões devem ser definidas antecipadamente, ou seja, o planejamento é necessário.

     

    Fonte: https://www.inf.ufes.br/~falbo/download/aulas/analise/2004-2/Apostila

  • Estrutura de Pirâmide (Abordagem Indutiva): inicia com questões bastante detalhadas, geralmente objetivas, e, à medida que a entrevista progride, questões mais gerais, subjetivas, são colocadas. Útil para situações onde o entrevistado parece relutante em abordar um assunto determinado ou se o engenheiro de software deseja obter uma finalização sobre o assunto.

  • Uma dica é lembrar que a funil começa com as perguntas gerais e termina com as específicas, ou seja, vai "afunilando".

    Sabendo disso, basta associar que a pirâmide é o inverso da funil. (perguntas específicas primeiro, depois as gerais).

  • - Entrevistas = Questões são formuladas para os stakeholders sobre o sistema que eles usam e o sistema a ser desenvolvido. Os requisitos são derivados a partir das respostas dessas questões. As entrevistas podem ser abertas ou fechadas. Existem 3 tipos de Entrevistas: Pirâmide, Funil e Diamante

     - Abertas = Não há roteiro

     - Fechadas = Há roteiro

     - Pirâmide = Começa com perguntas mais detalhadas e termina com questões mais genéricas.

     - Funil = Começa com perguntas mais genéricas e termina com perguntas mais detalhadas.

     - Diamante = Mescla de Ambos = começa com perguntas mais detalhadas, depois são feitas perguntas mais genéricas e termina com perguntas mais detalhadas novamente.

    GABARITO E.