O estudo da sociedade mineira do século XVIII, sua diversificação e suas especificidades em relação à sociedade açucareira é importante para a compreensão tanto do papel econômico desempenhado pela região de Minas Gerais. Levando em consideração o estudo da economia e a sociedade mineira colonial: dinamismo econômico e diversidade populacional, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Uma vez que o estudo da sociedade mineira colonial pode ser desenvolvido a partir de uma analise comparativa da sociedade voltada para a produção do açúcar, caberia uma discussão prévia sobre as formas de organização social predominantes na sociedade nordestina.
( ) Na região das minas não há uma separação rígida entre as atividades agrícolas e mineratórias, por exemplo, havia um espaço reservado tanto para a exploração mineral quanto para o cultivo agrícola.
( ) A sociedade mineradora, comparada à sociedade açucareira, era menos “flexível” e “democrática” em relação às possibilidades de ascensão social.
( ) A sociedade que se constitui na região de Minas Gerais ao longo do século XVIII apresenta uma série de especificidades em relação à sociedade que, durante a colonização, dedicou-se à produção de gêneros agrícolas para exportação.
( ) Foi também na região das minas que a relação entre metrópole e colônia foi bastante tensa. De um lado, a coroa impondo o ideal colonizador através da administração da justiça e dos tributos. De outro lado, os atores coloniais também participando diretamente na construção da realidade colonial, seja a partir da adaptação das leis impostas, seja reagindo ao ideal colonizador através de revoltas e levantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.